Prática pedagógica no processo de ensino de Biologia dos professores do Colégio Estadual de Brumado-Bahia
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CAMPOS, M. C. da C.; NIGRO, R. G. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino aprendizagem como investigação. 1. ed. São Paulo: FTD, 2009
CAPELETTO, A. Biologia e educação ambiental: roteiros de trabalho. Editora Ática, 1992.
CASTOLDI, R; POLINARSKI, C.A. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: VII Simpósio Nacional De Ensino De Ciência E Tecnologia. Ponta Grossa, PR, 2009.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; LACERDA, M. P. de. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate. Educação & Sociedade. 2009, 30 (Septiembre-Diciembre). Disponivel em: . Acesso em 18. Mar. 2019.
FERREIRA, M. de C. A prática pedagógica no ensino de Biologia. [manuscrito].
Guarabira: UEPB, 2014.
GASPARIN, J. L. Semana pedagógica 2014: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=YbBxHS0Qfmc>. Acesso em 14. mar. 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, Carine Pistoia; BERNARDI, Giliane. A importância do uso das tecnologias na prática docente: os desafios e a necessidade da formação continuada,2014. Disponível em: < http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11987>. Acesso em 01. Abr. 2019.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LEITE, B. da S. Tecnologias no ensino de Química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris. 2015.
LEITE, D. M. N. Práticas pedagógicas para o ensino de ciências. (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
LIMA, D. B; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 201–224, 2011.
MELLO, L. de. Programas oficiais para a formação de professores. Revista Educação e Sociedade, Campinas: n. 68, 1999.
MORAIS, M. B.; ANDRADE, M. H. de P. Ciências: ensinar e aprender. 1. ed. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. Porto Alegre: E.P.U. 2004.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. São Paulo, 2006.
ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia: uma perspectiva a partir da prática docente. Porto Alegre: Lume UFRGS, 2011.
SEIXAS, R. H. M.; CALABRÓ, L.; SOUSA, D. O. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 289-303, fev. 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019.
SOUZA, T. T. de; MARCHI, M. I.; STROHSCHOEN, A. A. G. Professores de biologia e a busca por práticas pedagógicas voltadas ao letramento científico: uso de texto de divulgação científica. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n. 1, p. 24-40, 2016. Disponível em < http://www.univates.br/revistas>. Acesso em 10 mar. 2019.
ISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License