Caracterização do perfil dos consumidores de carne de sol comercializada no município de Areia – PB

Rosa Maria Santos Pessoa, Glayciane Costa Gois, Dinah Correia da Cunha Castro Costa, Anderson Antonio Ferreira Silva, Carlos Alberto Pereira Silva, Regiane Nascimento Santos, Ana Paula Ribeiro Silva

Resumo


Objetivou-se conhecer o perfil do consumidor de carne de sol na cidade de Areia - PB. Foram aplicados 75 questionários abordando: idade, sexo, escolaridade, rendimento familiar, frequência e ocasião de consumo, características apreciadas, local de compra, motivo e parâmetros utilizados durante a compra, procedência da carne e satisfação. A maioria dos entrevistados foram do sexo masculino (52%), com idade entre 21-30 anos (50,67%), ensino superior incompleto (40%) e rendimento mensal de até R$ 1.000,00 (50,67%). O consumo ocorre duas vezes na semana (54%), sendo no almoço (58,67%), jantar (30,67%) ou como aperitivo (10,66%). Maciez (42,67%) e suculência (46,67%) são as características apreciadas durante o consumo. A compra é realizada em supermercados (44%), devido ao preço (33,33%) e a higiene do local (30,67%), sendo verificadas a gordura (30,67%) e a cor da carne (30,67%). A procedência da não é conhecida pelos entrevistados (66,67%) e estes apresentam-se satisfeitos com a qualidade da carne consumida (80%). O consumo expressivo da carne de sol demonstra que hábitos culturais determinam o comportamento do consumidor.

Palavras-chave


demanda por alimentos; mercado consumidor; produtos de origem animal

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