REVISÃO SISTEMÁTICA EM REVISTAS DA PLATAFORMA CAPES SOBRE LETRAMENTO(S) EM LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE

Kélvya Freitas Abreu, Jiovana Katarina Carvalho de Oliveira, Francisco Kelsen de Oliveira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento sistemático de revistas publicadas no período de 2008 a 2014, coletadas através da Plataforma Sucupira – Capes, a fim de analisar se o conceito de Letramento entrelaçado ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) está sendo abordado em trabalhos científicos no contexto do ensino técnico tecnológico do país, ou seja, na rede técnica profissionalizante, em especial da rede pública. Assim sendo, para tal análise, fez-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), em que tais revistas foram analisadas através de termos-chaves utilizados especificamente para a busca de trabalhos que englobam tal temática. Logo, obteve-se um resultado percentual sobre a quantidade de trabalhos envolvidos na perspectiva do Letramento e do ELE, propiciando discussões sobre as possíveis lacunas expressas nesse contexto educacional. Por fim, o presente trabalho pautou o estudo sob o conceito da pedagogia dos letramentos na perspectiva teórica proposta por Soares (2005), Cassany (2006), Rojo (2009) e Street, (2010), de igual forma, trabalhou com a perspectiva do Espanhol como Língua Estrangeira apresentada por Baptista (2010), como também abordou o desenvolvimento da RSL por Oliveira e Gomes (2015) e o panorama do ensino técnico pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013).

Palavras-chave


Multiletramentos; Espanhol como Língua Estrangeira; Ensino Técnico Tecnológico

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