Ambiente de compartilhamento de REAs: uma proposta de modelagem, implementação e modelo de negócio
Resumo
Esta pesquisa objetivou propor um Ambiente de Compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (ACREA) a partir das necessidades de um grupo de docentes. Assim, o ACREA disponibilizou os Recursos Educacionais Abertos (REA) - materiais educacionais disponibilizados sob domínio público e licenciados de forma aberta e livre para a comunidade, que os acessam, utilizam, adaptam e redistribuem (WILEY, 2005). Pautados em Mallman e Jacques (2015), esta pesquisa entende que os REAs possuem as liberdades 5Rs: retenção, reuso, revisão, remix e redistribuição. Essas liberdades são baseadas nos quatro princípios de software livre (TAURION, 2004): executar, estudar, redistribuir e melhorar. Deste modo, por meio de questionários online foram levantados os requisitos do sistema a partir das necessidades dos docentes sobre um ambiente de compartilhamento de recursos educacionais. Os dados analisados possibilitaram a elaboração do modelo de negócio e da modelagem do ACREA em Linguagem de Modelagem Unificada (UML). Após essa etapa, o ACREA foi desenvolvido e publicado a fim de garantir o acesso a comunidade. Contudo, percebe-se ainda poucos REAs compartilhados no ACREA e a baixa participação dos docentes na utilização da ferramenta.
Palavras-chave
Recursos Educacionais Abertos; Engenharia de Software; Repositório; Modelagem UML; Modelo de negócio e compartilhamento de REA; Open Educational Resources; Software Engineering; Repository; UML Modeling; Business model and sharing of REA; UML modelado;
Texto completo:
PDFISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License