Educação contextualizada e o letramento escolar: um olhar sobre a EJA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CAPUCHO, V. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22ª ed. Paz e Terra, 2002.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, 1ª Ed, 13ª reimpressão, LTC, 2008.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2008, p. 15-61.
LÓPEZ, G. L. O método etnográfico como um paradigma científico e sua aplicação na pesquisa. Textura, Canoas, V. 1, n. 1, p. 45-50, 1999. Disponível em:
www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/download/660/470. Acesso em: 23 Set.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnica de pesquisa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008
OLIVEIRA, R. R.; REIS, E. S. Entre o texto e o contexto: os gêneros textuais nos livros didáticos “conhecendo o semiárido 1 e 2” para a aprendizagem contextualizada. Linguagens, Educação e Sociedade, Ano 22, n. 37, jul./dez, p. 110-131, 2017. Disponível em https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7579/pdf. Acessado em 21/07/2019.
MARTINS, J. S. Anotações em torno do conceito de educação para a convivência com o Semiárido. In: Educação para a convivência com o semi-árido. Juazeiro: RESAB, 2004, p. 29-52.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da evolução, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 1985.
SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 16ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
ISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License