Relatos de experiência sobre ensino de filosofia no brasil: revisão de escopo e dimensões novikoff

Augusto Santana Palma Silva, Sheila Torres Feitosa Silva

Resumo


A educação deve assegurar o livre exercício da razão enquanto busca formar seres críticos capazes de atuar ativamente na sociedade, perspectiva que torna estratégia o ensino de Filosofia. Atenção especial deve ser dada à cosmovisão e pressupostos acadêmicos adotados pelo educador, variáveis passíveis de identificação pelas Dimensões Novikoff que, conjuntamente ao ensino de Filosofia, assegura identificar fraquezas e fortalezas relacionadas ao processo, que poderão: (1) ser relatadas na forma de Relatos de Experiência e; (2) posteriormente sumarizados. A literatura científica não apresenta estudos de revisão envolvendo o ensino de Filosofia em instituições brasileiras sob a forma de Relatos de Experiência, objetivo do presente estudo. Conduziu-se uma Revisão de Escopo com busca em seis bancos de dados utilizando descritores que deveriam compor a seção Título de manuscritos disponíveis integralmente. Foram recuperadas três citações, que abordaram as dificuldades percebidas e ações desenvolvidas envolvendo professores e estudantes. Envolveram estudantes dos Níveis Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos e apontaram para importância da didática, variável que deve ser considerada em futuras pesquisas.

Palavras-chave


Educação; Ensino; Aprendizagem; Pesquisa

Texto completo:

PDF

Referências


AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (editores). JBI Reviewer’s Manual. JBI, 2020. Disponível em: < https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/JBI+Reviewer%27s+Manual >. Acesso em 21 de junho de 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2005. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf >. Acesso em 26 de junho de 2020.

COOKE, Alison; SMITH, Debbie; BOOTH, Andrew. Beyond PICO: the SPIDER tool for qualitative evidence synthesis. Qualitative Health Research, v. 22, n. 10, p. 1435-1443, 2012.

COSTA, Thamiris Gomes da.; NOVIKOFF, Cristina. Desafiando a filosofia na EJA: relato de experiência na educação. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, n. 2, p. 745-750, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.

HINCHLIFFE, Geoffrey. What is a significant educational experience? Journal of Philosophy of Education, v. 45, n. 3, p. 417-431, 2011.

MUNIZ, Camila Guedes. Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções Adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2019.

NOVIKOFF, Cristina. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. 2010. Disponível em: < http://www.academia.edu/download/24721969/TEXTO_LIVRO_CN_1_.pdf >. Acesso em 15 de junho de 2020.

SILVA, Alex Sander; FREITAS, Beatris Pizzoni de; AZEREDO, Jeferson Luiz de; CYPRIANO, Vivian Miranda. Filosofia com crianças – a criança na construção de um saber filosófico: um relato de experiência na Escola de Educação Básica Francisco Hoepers. Revista Linguagem, Ensino e Educação, v. 3, n. 1, 2019.

TRICCO, Andrea C. et al.. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-486, 2018.




ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License