Aprendizagem significativa como princípio norteador que subsidia a ação docente, sob o enfoque das teorias de Novak e Gowin

Francicleide Geremias da Costa Souza, Elineide Pereira Oliveira, Cristiane Ayala de Oliveira, Ricardo de Andrade Araújo

Resumo


As teorias educacionais de ensino e aprendizagens têm relevância para prática pedagógica ao proporem novas metodologias que subsidiam a ação docente na perspectiva da aprendizagem significativa. Partindo desse pressuposto, o presente estudo, tem como objetivo relacionar as teorias dos mapas conceituais e do diagrama V ao conceito de Aprendizagem significativa associando-as à prática docente. Para isso, buscou-se em três bases de dados Scielo, Portal da Capes, Google Acadêmico artigos que abordam as experiências da aplicabilidade e técnica de mapas conceituais como também o “Vê” do Conhecimento na ação do ensino e do aprender. Os descritores: mapas conceituais, aprender, prática docente, Diagrama V, permitiram o estudo de 34 artigos. Percebeu-se que a partir dos anos 70, as novas maneiras de organizar as ideias como propostas para o ensino e aprendizagem tornaram-se referência para a efetiva aprendizagem significativa, dando suportes sustentáveis na forma do aprender a aprender. Sendo assim o debate em questão tem motivado a flexibilização da didática e está distante de ser esgotado pelo fato de compreendermos como inovação para melhor desempenho nas salas de aulas.

Palavras-chave


Mapas conceituais; aprender; prática docente; Diagrama V.

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