A influência das idéias de Paulo Freire no novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AU, Wayne. Lutando com o texto: contextualizar e recontextualizar a pedagogia crítica de Freire. In: APPLE, Michael W; AU, Wayne; GANDIN, Luís A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte e Ciência, 1998.
BERTRAD, Yves. Teorias contemporâneas da educação. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 dez. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica:concepção e diretrizes. Brasília, DF: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2010.
BRASIL. O surgimento das escolas técnicas. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/ educacao/2011/10/surgimento-das-escolas-tecnicas. 2011. Acesso em: 16 abr. 2019.
BRASIL. Parecer nº 11 de maio de 2012. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 22 abr. 2015
DELORS, J. (Coord.) Educação: um tesouro a descobrir. Brasília, DF: MEC/UNESCO,
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas a outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003a.
FREIRE, Paulo.Cartas a Cristina: reflexões sobre a minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2003b.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
KUENZER, Acácia Zeneida (Org). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003. (Coleção Educar).
MANFREDI, Silvia. Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MOREIRA, Carlos Eduardo. Criticidade. IN: REDIN, Euclides; STRECK, Danilo Romeu.; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2 ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolleti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, [s. l.], v. 2, p. 4-30. 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/holos/article/view/11. Acesso em: 18 abr. 2019.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: MEC; SETEC, 2010.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção Formação Pedagógica; v. 5).
SILVA, Caetana Juracy Resende (Org.). Institutos Federais Lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=3753-lei-11892-08-if-comentadafinal&Itemid=30192. Acesso em: 10 abr.2019.
ZATTI, Vicente. Institutos Federais de Educação: um novo paradigma em educação profissional e tecnológica? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.11, n.3, p.1461-1480, jul./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7555. Acesso em: 12 abr. 2019.
ISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License