Piaget e o Método Ativo no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, vol. 25, núm. 87,mayo-agosto, 2004, pp. 335-351 Centro de Estudos Educação e Sociedade. Campinas, Brasil.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
BASTOS, M.C.P, FERREIRA, D.V. Metodologia Científica – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL, LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008.Que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os institutos Federais de Educação e dá outras providências.
BRASIL. LEI nº. 9394, 23 de dezembro de 1.996. Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1.996.
CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008.
DIESEL, A., BALDEZ, A.L.S, MARTINS, S.N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. THEMA, vol. 14, nº 01, pág. 268 a 288, 2017.
DIESEL, A., MARCHERSAN, M.R, MARTINS, S.N. Metodologias ativas de ensino na sala de aula: um olhar de docentes da educação profissional técnica de nível médio. Signos, Lajeado, ano 37, n. 1, p. 153-169, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
JÚNIOR, José Lúcio Nascimento; NASCIMENTO, Patrícia Maria Pereira do. Contribuições de Jean Piaget à educação profissional:apontamentos para a prática docente. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 11 v. 11 n. 22 jan-jun 2018: Loyola, 1990.
Kit DT. Design Thinking para Educadores. 1. ed. Versão em Português: Instituto Educadigital, 2014. Disponível em: https://www.dtparaeducadores.org.br/site/ Acesso em: 11/06/2019.
KUENZER, A.Z. , GRABOWSK, G. A produção do conhecimento no campo da educação Profissional no regime de acumulação flexível. HOLOS ano 32,v.6. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9. Ed. São Paulo
LIBÂNEO, José Carlos. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.
LIMA, T.C.S de; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográficas. Revista Katalises, Florianópolis v.10, n. especial, p. 37 -45, 2007.
MACEDO, E.F.S, NETO, H. R. P., COELHO, R. S. 3, LANGHI, C. Métodos ativos de aprendizagem: uma breve reflexão teórico prática em vista às novas demandas da educação profissional. XII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo, 03 - 05 de outubro de 2017.
MANACORDA, M. A. Max e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução e pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MARTINS FILHO, V.; GERGES, N. R. C.; FIALHO, F. A. P. Design thinking, cognição e educação no século XXI .Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 15, n. 45, p. 579-596, maio/ago. 2015
MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Org.: Daniele Saheb. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 156 p.: il. – (Coleção Educadores)
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo / Lúcia Maria Wanderley Neves e Marcela Alejandra Pronko. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.
NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes, Leal Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos – Curitiba: InterSAberes, 2015. – (Série Construção Histórica da Educação).
OLIVEIRA, Ramom de; A possibilidade da escola unitária na sociedade capitalista. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [32]: 141 - 160, janeiro/abril 2009
PEIXOTO, A. G. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Periódico Científico Outras Palavras, volume 12, número 2, ano 2016, página 35.
RÖHRS, Hermann. Maria Montessori /tradução: Danilo Di Manno de Almeida, Maria Leila Alves. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, EditoraMassangana, 2010.
ISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License