IDENTIDADE FEMININA EM CANÇÕES: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO BASEADA EM FRAMES
Resumo
A canção é, certamente, a manifestação literária mais presente no nosso cotidiano atualmente. É através das letras que refletimos sobre assuntos importante, que nos emocionamos, que reconhecemos a nossa identidade cultural. Na MPB, temas que vão desde o amor à exploração do trabalho se presentificam, e a identidade feminina não fica de fora do escopo temático das canções brasileiras. Assim, para compreender um pouco mais da identidade feminina e demais aspectos sociais elucidados pela linguagem, este trabalho analisou as seguintes canções do séc. XX selecionadas foram: a) Minha namorada, Vinícius de Moraes; b) Mulher (sexo frágil), Erasmo Carlos; c) Luz del Fuego, Rita Lee; e as seguintes canções do séc. XXI selecionadas foram: a) Triste, louca ou má, Francisco, El Hombre; b) Dona de Mim, Iza; c) Descontruindo Amélia, Pitty. Em nosso escopo teórico, compreender os processos de construção de sentido é importante, pois é baseado nos discursos que consumimos que nos afiliamos a uma ideia. Toda significação que construímos ou que somos levados a construir passa pela linguagem, passa pela estrutura, passa pelas escolhas lexicais. Para tanto, utilizaremos as perspectivas teóricas de Duque 2015, 2016 e 2017). Para este trabalho, no entanto, serão apresentados os resultados de Triste, louca ou má e Mulher (sexo frágil).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
Direitos autorais 2019 Rodrigo Slama Ribas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.