O uso de metodologias ativas no estudo da tabela periódica
Resumo
O uso das metodologias ativas em sala de aula tem como uma de suas características o impulsionamento do
protagonismo do aluno. Junto a isso, estas também estimulam a resolução de problemas que ao propor situações do dia-
a-dia preparam o aluno para o mundo do trabalho. Para tanto, foi utilizado a Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP) em uma das aulas de química do Programa Residência Pedagógica, abordando o assunto de introdução a Tabela
Periódica (TP). A APB Consistiu na aplicação de um texto-problema com temática ambiental abordando elementos
químicos da TP presentes no solo e nos vegetais. Esta foi aplicada para uma turma de 40 anos do 1°Ano do Ensino
Médio, de uma escola estadual de Petrolina-PE. A resolução da ABP ocorreu em duplas, tendo orientação do residente.
De forma contínua, o texto-problema era lido e discutido e através da interpretação dos alunos chegava-se a resolução
dos problemas. Após a aplicação da metodologia, foi possível concluir que os alunos tiveram êxito na solução do
problema proposto, ao fazerem uso dos seus conhecimentos prévios de química e de sua capacidade interpretativa.
Outro ponto a destacar é a autonomia proposta pelas metodologias ativas por atribuir a independência dos alunos em
resolver as problemáticas propostas.
protagonismo do aluno. Junto a isso, estas também estimulam a resolução de problemas que ao propor situações do dia-
a-dia preparam o aluno para o mundo do trabalho. Para tanto, foi utilizado a Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP) em uma das aulas de química do Programa Residência Pedagógica, abordando o assunto de introdução a Tabela
Periódica (TP). A APB Consistiu na aplicação de um texto-problema com temática ambiental abordando elementos
químicos da TP presentes no solo e nos vegetais. Esta foi aplicada para uma turma de 40 anos do 1°Ano do Ensino
Médio, de uma escola estadual de Petrolina-PE. A resolução da ABP ocorreu em duplas, tendo orientação do residente.
De forma contínua, o texto-problema era lido e discutido e através da interpretação dos alunos chegava-se a resolução
dos problemas. Após a aplicação da metodologia, foi possível concluir que os alunos tiveram êxito na solução do
problema proposto, ao fazerem uso dos seus conhecimentos prévios de química e de sua capacidade interpretativa.
Outro ponto a destacar é a autonomia proposta pelas metodologias ativas por atribuir a independência dos alunos em
resolver as problemáticas propostas.
Palavras-chave
Interdisciplinaridade; Ensino de Química; Aprendizagem Baseada em Problemas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Isac Newton Rocha Almeida, Juciele de Araujo, Gizelle Angela Barroso Vieira, Delza Cristina Guedes Amorim
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.