Mapas mentais no ensino de física: uma proposta de metodologia ativa.

Ingred Lauane da Costa Paz, Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio, Jussara Adolfo Moreira, Delza Cristina Guedes Amorim

Resumo


A busca por novas metodologias e ferramentas didáticas tem sido discutida em vários trabalhos no ensino de física. Uma
alternativa tem sido o uso dos mapas mentais, que é uma ferramenta de alto potencial para organização de conceitos.
Diante disso, como proposta para ser utilizada em sala de aula através do programa Residência Pedagógica, que busca a
interdisciplinaridade entre física, química e computação, utilizamos mapas mentais como facilitador da aprendizagem,
para os alunos do 1º ano do curso de edificações do IFSertãoPE campus Salgueiro, que se mostraram empolgados. Foi
necessário fazer um levantamento de quais conteúdos seriam estudados pelos alunos, para que fosse possível interagir
com a química e a computação, observando como a aplicação da ferramenta poderia ser feita em sala de aula. Foi
estabelecido quais as regras que precisariam ser levadas em consideração no momento da produção e de que forma a
atividade seria realizada. Direcionamos três aulas para explicar o que são os mapas mentais, como é possível estudar
por eles e como produzi-los em variados conteúdos. Através do classroom, foi postado um modelo que serviria como
base. Em comum acordo com a turma e o supervisor, os trabalhos foram realizados em equipes, e por ser o primeiro
contato dos alunos com a produção dos mapas mentais, optamos por fazer uma sondagem de acordo com o conteúdo
que estava sendo exposto, que tratava-se de vetores, para avaliar como cada grupo montaria seu trabalho de forma
manual. Os resultados foram satisfatórios apesar de ser o mesmo conteúdo para todas as equipes. Notamos que eles
diferenciavam-se em relação á cores, ilustrações e organização de ideias. A criação dos mapas mentais de maneira
interdisciplinar ainda está em fase de desenvolvimento. Posteriormente, pretendemos desenvolver o material com as três
áreas já que os estudantes sabem construi-lo e o que precisa ser levado em consideração, usando o aplicativo canva
através dos conteúdos de energia, sendo possível envolver as três áreas.

Palavras-chave


Mapa mental; Física; metodologia ativa; interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ingred Lauane da Costa Paz, Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio, Jussara Adolfo Moreira, Delza Cristina Guedes Amorim

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.