Jogo de tabuleiro adaptado para o ensino de química
Resumo
Inovar o ensino de química tem sido uma preocupação de muitos professores. Na busca de recursos didáticos, muito se
discute sobre jogos didáticos. O uso destes em sala de aula estimula e incentiva os alunos a aprender, possibilita o
desenvolvimento de habilidades cognitivas, promove a socialização e ajuda a manter os estudantes motivados e
engajados por longos períodos de tempo. Diante disso, o trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar um recurso
pedagógico que proporcionasse, além da ludicidade, uma revisão dos conteúdos trabalhados em aulas anteriores. Este
foi executado em aulas da disciplina eletiva Química Experimental, da Escola de Referência em Ensino Médio
Professora Evanira de Souza Dias - EREMPESD, da cidade de Petrolina-PE. Ao todo foram realizados seis encontros,
cada um com duas aulas, de cinquenta minutos cada. Envolvendo atividades experimentais como produção de sorvete,
teste de chama, produção cola de caseína, e indicador ácido-base de repolho roxo. A aplicação do jogo de tabuleiro
adaptado realizada no sexto encontro foi feita com os alunos divididos em trios, onde cada trio era identificado com
uma garrafa pet que representava uma vidraria. Possuindo a função de “pino”, a garrafa era deslocada pelo tabuleiro. A
cada acerto nas respostas das perguntas que eram sorteadas, o trio andava a quantidade de casas numeradas, indicada no
dado que havia sido lançado. As ações eram repetidas até que uma equipe conseguisse ser campeã. Identificou-se no
momento da aplicação do jogo que os alunos aprenderam o conteúdo trabalhado durante as aulas anteriores, pois eles
conseguiram responder facilmente as questões sorteadas. Assim, foi possível concluir que o interesse dos alunos pelas
aulas está diretamente ligado ao modo como os conteúdos são abordados.
discute sobre jogos didáticos. O uso destes em sala de aula estimula e incentiva os alunos a aprender, possibilita o
desenvolvimento de habilidades cognitivas, promove a socialização e ajuda a manter os estudantes motivados e
engajados por longos períodos de tempo. Diante disso, o trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar um recurso
pedagógico que proporcionasse, além da ludicidade, uma revisão dos conteúdos trabalhados em aulas anteriores. Este
foi executado em aulas da disciplina eletiva Química Experimental, da Escola de Referência em Ensino Médio
Professora Evanira de Souza Dias - EREMPESD, da cidade de Petrolina-PE. Ao todo foram realizados seis encontros,
cada um com duas aulas, de cinquenta minutos cada. Envolvendo atividades experimentais como produção de sorvete,
teste de chama, produção cola de caseína, e indicador ácido-base de repolho roxo. A aplicação do jogo de tabuleiro
adaptado realizada no sexto encontro foi feita com os alunos divididos em trios, onde cada trio era identificado com
uma garrafa pet que representava uma vidraria. Possuindo a função de “pino”, a garrafa era deslocada pelo tabuleiro. A
cada acerto nas respostas das perguntas que eram sorteadas, o trio andava a quantidade de casas numeradas, indicada no
dado que havia sido lançado. As ações eram repetidas até que uma equipe conseguisse ser campeã. Identificou-se no
momento da aplicação do jogo que os alunos aprenderam o conteúdo trabalhado durante as aulas anteriores, pois eles
conseguiram responder facilmente as questões sorteadas. Assim, foi possível concluir que o interesse dos alunos pelas
aulas está diretamente ligado ao modo como os conteúdos são abordados.
Palavras-chave
Química; Ensino; Jogos.
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