Ensino de Redes de Computadores no IFSertãoPE Campus Petrolina: um Relato de Experiência
Resumo
Este texto descreve as atividades desenvolvidas por um aluno residente durante seu estágio no ensino do componente
curricular de Redes de Computadores, no curso de Ensino Médio Integrado em Informática do IFSertãoPE Campus
Petrolina. A disciplina de redes de computadores tem uma amplitude de conteúdos que geralmente exigem uma
abordagem teórica, que na percepção dos alunos, gera desinteresse. Frente a esse desafio, o residente em questão
realizou uma intervenção para tornar o método de ensino mais claro e envolvente, implementando uma abordagem
teórico-prática. As aulas teóricas focaram em explicar os conceitos e fundamentos de redes de computadores, enquanto
as aulas práticas em laboratório permitiram aos alunos aplicar os conceitos de forma tátil, como a confecção de cabos
de redes, testagem desses cabos e configurações de equipamentos. Eles não apenas conseguiram absorver os conceitos
técnicos que envolvem o componente curricular, como também foram capazes de aplicá-los de forma eficiente durante
as aulas práticas. O entendimento prático das redes de computadores forneceu aos alunos uma visão mais clara e
completa da disciplina. Diante da metodologia aplicada, os alunos demonstraram mais interesse e motivação durante as
aulas. Além disso, a partir da análise dos resultados da turma na disciplina, foi possível verificar um aumento
significativo no número de aprovações, em comparação às turmas passadas. Assim, os resultados da abordagem teórico-
prática foram muito positivos e eficazes. Ao combinar aulas teóricas com práticas, os alunos puderam aprender de uma
maneira mais completa e significativa. Essa experiência, sem dúvidas, nos ajudou na preparação para futuros desafios
profissionais.
curricular de Redes de Computadores, no curso de Ensino Médio Integrado em Informática do IFSertãoPE Campus
Petrolina. A disciplina de redes de computadores tem uma amplitude de conteúdos que geralmente exigem uma
abordagem teórica, que na percepção dos alunos, gera desinteresse. Frente a esse desafio, o residente em questão
realizou uma intervenção para tornar o método de ensino mais claro e envolvente, implementando uma abordagem
teórico-prática. As aulas teóricas focaram em explicar os conceitos e fundamentos de redes de computadores, enquanto
as aulas práticas em laboratório permitiram aos alunos aplicar os conceitos de forma tátil, como a confecção de cabos
de redes, testagem desses cabos e configurações de equipamentos. Eles não apenas conseguiram absorver os conceitos
técnicos que envolvem o componente curricular, como também foram capazes de aplicá-los de forma eficiente durante
as aulas práticas. O entendimento prático das redes de computadores forneceu aos alunos uma visão mais clara e
completa da disciplina. Diante da metodologia aplicada, os alunos demonstraram mais interesse e motivação durante as
aulas. Além disso, a partir da análise dos resultados da turma na disciplina, foi possível verificar um aumento
significativo no número de aprovações, em comparação às turmas passadas. Assim, os resultados da abordagem teórico-
prática foram muito positivos e eficazes. Ao combinar aulas teóricas com práticas, os alunos puderam aprender de uma
maneira mais completa e significativa. Essa experiência, sem dúvidas, nos ajudou na preparação para futuros desafios
profissionais.
Palavras-chave
Redes de computadores. Abordagem teórico-prática. Ensino Médio.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Wendel Silva Amorim, Newton Pionório Nogueira, Willmara Marques Monteiro, Emanuela Vitória Dias Morais, Delza Cristina Guedes Amorim
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.