ELABORAÇÃO DE DOCES UTILIZANDO SEMENTE DE GIRASSOL COMO SUBSTITUTO DO AMENDOIM
Resumo
O doce pé-de-moleque é famoso no país inteiro, e no sul e sudeste, é associado à cultura caipira, na qual também chamado de “quebra dentes”. Já a paçoca é um doce de amendoim tradicional na cultura brasileira, elaborado com grãos selecionados, triturados e torrados, que conferem um sabor inigualável. Para a elaboração de pé-demoleque e paçoca faz se o uso do amendoim como matéria-prima, entretanto, apesar do alto valor proteico, os grãos de amendoim contêm proteínas responsáveis por alergias. Desta forma, faz-se necessário o uso de produtos substitutos do amendoim na elaboração de doces como uma alternativa para a redução dos efeitos alergênicos, e alcançar o potencial consumidor que apresenta restrições ao consumo de amendoim. É proposto neste produto, o uso da pepita da semente de girassol como substituto do amendoim na elaboração de pé-de-moleque e paçoca. Salienta-se que as pepitas de girassol são as sementes beneficiadas com a retirada da casca, a fim de facilitar o processamento e o preparo de alimentos. Apesar de ser indicada para consumo in natura, a película protetora não deve ser ingerida por seres humanos, pois, não apresenta boa digestibilidade. A pepita de semente de girasol é rica em gorduras saudáveis, proteínas, fibras e antioxidantes, que ajudam a combater a prisão de ventre, a prevenir doenças cardiovasculares, como pressão alta ou infarto, além de ainda ajudar na perda de peso. Ou seja, além de eliminar os efeitos alergênicos, ainda apresenta benéficos para a saúde do consumidor.
Palavras-chave
doces; alimentos; girassol
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Andressa Kathlen de Souza, Bruno Emanuel Souza Coelho, Islaynne de Lima Neres, Joana Darc Ribeiro Gama, Sarah Cristina Ferreira Braz
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.