Educação Musical e Computação: Uma Abordagem Interdisciplinar Fundamentada na Manipulação de Games
Resumo
Sabe-se que uma prática educativa bem sucedida perpassa pelo aprimoramento constante do fazer docente; ou seja, o professor necessita estar constantemente em processo de formação e atualização, indo para além de sua formação,
certificando a qualidade do ensino e consequentemente ampliando o que é fornecido no ambiente formador. GOMES (2013, p. 72) afirma que: “o saber fazer de uma profissão enriquece-se com a aprendizagem pela via da formação
prática, no contato com a multiplicidade do real”; e é justamente devido a essa preocupação que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) acontece, propondo reflexões e ações metodológicas que ressignifique os métodos de ensino atuais, promovendo uma maior interação entre o ensino superior e a educação básica nos ambientes escolares (MEC). Tendo como objetivo elaborar coletivamente uma fase de um jogo eletrônico e sua
trilha sonora com alunos da Rede Estadual Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC), localizada em Petrolina/PE, o projeto propõe fomentar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como
trabalho em equipe, comunicação e liderança, fundamentais para a formação integral dos alunos, contribuindo com o aperfeiçoamento de habilidades básicas da programação e composição musical. Como resultado, foi obtido uma fase de
um jogo eletrônico, feito a partir da plataforma Scratch, inspirado no famoso jogo da cobrinha; e composições musicais, utilizando a plataforma BeepBox. Foi perceptível que o projeto explorou a interação entre computação e música,
trazendo impactos significativos para a formação dos alunos do ensino médio e contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais criativa e inovadora.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Ludmyla Matos Alencar, Ildemar Alcântara Ribeiro, Ubirajara Santos Nogueira, Glênio Vilas Boas da Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.