Física itinerante: perspectivas de intervenção no ensino de física em escola de comunidade indígena dos povos Atikum

Geny de Souza Oliveira, Eriverton da Silva Rodrigues

Resumo


É notório que a educação é transformadora, com ela é possível enxergar possibilidades as quais podem contribuir positivamente na vida das pessoas por ela envolvidos. Pensando nisso, propomos o desenvolvimento do projeto de
extensão com base na física itinerante, que visa principalmente o incentivo e o despertar contínuo pelo conhecimento, bem como da permanência dos estudantes no âmbito escolar. Nesse sentido, a atuação do projeto visa contribuir com a divulgação científica e etnociência na comunidade indígena do povo Atikum/Salgueiro, a partir das relações com os experimentos e observações astronômicas como ferramentas didáticos-metodológicas em atividades itinerantes. O projeto está sendo desenvolvido de acordo com as seguintes etapas: apresentação do projeto na escola estadual indígena
José Pedro Pereira; visita ao Museu de Ciências e ao Laboratório de Física, localizados no IFSertão PE Campus Salgueiro, sendo de suma importância, uma vez que estes ambientes contam com a interação com equipamentos que
são utilizados em experimentações, aguçando a curiosidade dos mesmos numa dinâmica de entretenimento com a ciência; e observações astronômicas para discussões de conceitos físicos e a relação com o conhecimento da
comunidade. Espera-se com o desenvolvimento do projeto: que a bolsista se torne multiplicadora do conhecimento, visto que será participante de todas as etapas do projeto; estabelecer relações com a comunidade através das atividades que serão desenvolvidos como forma de divulgação e popularização do ensino de física; propor desenvolver junto com a comunidade um trabalho contínuo voltado para a divulgação científica e estudo da etnociência; permitir a realização de atividades que viabilizem um intercâmbio de ensino-aprendizagem entre os membros da comunidade e suas práticas, com a bolsista, bem como propiciará a produção de materiais didáticos; motivar, a partir da visita ao Museu de Ciências e Laboratório de Física, os estudantes para continuidade dos estudos; continuar, mesmo após a finalização do projeto, com as atividades do projeto.


Palavras-chave


motivação; divulgação científica; ensino de física.

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