Academia Maker: Cursos de iniciação à programação aplicada a projetos de robótica, eletrônica e internet das coisas.

Generson Eduardo Figueredo da Silva, João Felipe Filgueira Felizardo, Kaik Bruno Gomes Ferreira, Pedro Lemos De Almeida Júnior, Adeisa Guimarães Carvalho, Renata Silva

Resumo


A Cultura Maker surge de uma tendência relacionada à autonomia, “faça você mesmo”. Nessa abordagem, busca-se incentivar pessoas a solucionarem problemas com uso de conhecimentos e ferramentas específicas, promovendo a
colaboração entre membros. Este projeto representa uma iniciativa introdutória com foco no ensino de programação aplicada à robótica. Por meio dele, contribui-se para a inclusão digital e redução da disparidade tecnológica àqueles com acesso limitado. O projeto oferece uma base estimulante à exploração das possibilidades dos mundos físico e lógico. Desenvolveu-se materiais de treinamento visando sua utilização durante 20 horas de curso. O objetivo é certificar um público de 400 alunos do Ensino Fundamental II. Para tal, foram adotados diferentes modelos de aplicação do curso: três, cinco ou 20 dias para sua conclusão. Cada aula consistia na apresentação dos conteúdos e compreensão dos componentes, visando o desenvolvimento de uma série de projetos. O curso foi organizado ao dividir a sala de aula em equipes de alunos, cada uma com membros fixos, que escolhiam um nome original para seus times. Os dispositivos utilizados nas aulas foram o Arduíno Uno, kits de robótica adaptados com impressões 3D e plataforma de programação em blocos. Ao final de cada dia, propunha-se um desafio aplicando os conhecimentos adquiridos durante os projetos. Equipes competiam entre si acumulando pontos. Ao término do curso, a equipe com maior pontuação era premiada e recebia o certificado, junto a um brinde produzido pelos membros do projeto. Foram certificados mais de 300 alunos em três municípios diferentes. Número abaixo do esperado devido a problemas logísticos na entrega dos materiais. Observaram-se melhorias no raciocínio dos alunos ao realizarem as atividades. Além disso, tiveram a oportunidade de familiarizar-se com as metodologias adotadas pela instituição, motivando-os a considerar matrícula no IF. Houve impacto na percepção sobre o papel ativo que desempenham na sua formação e mudança de perspectiva em relação à busca da formação tecnológica para suas carreiras.


Palavras-chave


Cultura maker; Introdução à programação; Robótica.

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Direitos autorais 2023 Generson Eduardo Figueredo da Silva, João Felipe Filgueira Felizardo, Kaik Bruno Gomes Ferreira, Pedro Lemos De Almeida Júnior, Adeisa Guimarães Carvalho, Renata Silva

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