Academia Maker Kids: Curso de iniciação à programação aplicada à robótica utilizando kits LEGO

Juciara Gonçalves Xavier de Brito, Vislaine Matias Nunes, João Gonçalves Brandão Jácome, Pedro Lemos de Almeida Júnior, Renata Silva, Adeisa Guimaraes Carvalho

Resumo


A internet impulsionou e fortaleceu a chamada cultura digital, que, naturalmente, influencia o cotidiano escolar trazendo consigo o desafio de se adaptar às demandas dos estudantes imersos em suas próprias experiências nessa cultura. Dessa forma, a presença das atividades digitais e tecnológicas no âmbito escolar deve ser parte do processo educacional. No entanto, grande parte dos estudantes nos níveis fundamental e médio são meros usuários de tecnologias prontas, sendo, muitas vezes, impactados negativamente nesse processo. Nesse projeto, alunos do 6o e 7o ano do ensino fundamental II
de escolas municipais de Salgueiro e região são introduzidos aos conceitos básicos de programação por meio de uma iniciação tecnológica, visando promover a criatividade e criar um ambiente desafiador, utilizando metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos. Com uma carga horária total de 20 horas e envolvendo alunos de cursos médio integrado e superior do IFSertão-PE. O curso utiliza a plataforma LEGO Mindstorms Invento, e oferece uma abordagem com linguagem de programação em blocos, projetos guiados, desafios gamificados para despertar o interesse e engajar os estudantes de forma ativa e divertida. No final de cada dia, as equipes formadas por quatro a cinco alunos devem resolver um desafio de forma autônoma, aplicando os conceitos aprendidos, e são pontuadas de acordo com seu desempenho. Ao término do curso, a equipe com maior pontuação é premiada. Estima-se que cerca de 200 estudantes, com destaque para os de comunidades quilombolas, indígenas e rurais, sejam atendidos pelo curso. Busca-se também uma divisão igualitária dos monitores, de modo que as alunas beneficiadas com o curso possam ver nas monitoras uma fonte de inspiração e se sintam parte daquele espaço. Dessa forma, o curso busca não apenas uma formação tecnológica, mas também promover uma abordagem fundamentada na Cultura Maker, incentivando o uso consciente das tecnologias para o desenvolvimento pessoal e da comunidade na qual esses alunos estão incluídos.


Palavras-chave


Iniciação à programação; robótica; Iniciação tecnológica.

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Direitos autorais 2023 Juciara Gonçalves Xavier de Brito, Vislaine Matias Nunes, João Gonçalves Brandão Jácome, Pedro Lemos de Almeida Júnior, Renata Silva, Adeisa Guimaraes Carvalho

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