Mídia Comunitária: portas abertas como ação afirmativa

Roberto Claudio Souza Gomes de Menezes, Eduardo Barbosa Vergolino, Daniela Nogueira Ferraz Cornelio

Resumo


O presente projeto tem como proposta criar um meio de diálogo entre instituição e comunidade para a construção de
saberes oriundos da diversidade e pluralidade que compõem a microrregião. Abrir as portas da instituição no que tange
o diálogo é fazer presente a ação de política afirmativa dentro da instituição. As ações afirmativas são portas que se
abrem para as mais variadas formas de inclusão social, desde a disponibilidade de vagas nos mais variados cursos e
instituições, passando por ofertas de bolsas permanências, até ações de inclusão das mais diversas pautas minoritárias
dentro dos mais diversos mundos institucionais. Diante dos desafios da inclusão social nas instituições federais de
ensino, mais especificamente no universo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão
Pernambucano - Campus Floresta, faz-se necessária a expansão de informações de amplo espectro para que através do
conhecimento das oportunidades e desafios as comunidades minoritárias possam se apropriar e, consequentemente, se
inserir no processo de luta e conhecimento das oportunidades. A cidade de Floresta, bem como a microrregião de
Itaparica possui um déficit na rede de diálogo e obtenção de informação das possibilidades de políticas afirmativas que
visam possibilitar a inclusão social dos grupos minoritários. A construção de um canal de obtenção de informações e
propagação de ideias e experiências através de uma mídia comunitária engaja-se de forma propositiva na formação e
difusão de ações afirmativas oportunizando visibilidade e conhecimento dentro e fora do Campus Floresta.


Palavras-chave


comunidade; interculturalidade; Povos Indígenas; ações do bem.

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