Poluição Como Tema Gerador De Conhecimento Acerca Dos Seus Impactos Ambientais
Resumo
Introdução: A contextualização dentro do ensino de ciências se faz necessária, visto que ainda há uma resistência por parte dos alunos em construir conhecimento relacionados às ciências naturais. Seguindo essa perspectiva, o presente trabalho visou fazer uma abordagem mais significativa e metodológica a partir de metodologias ativas que favorecem o ensino e aprendizagem dentro da disciplina de Química, debatendo o tema Poluição. Objetivos: Trazer uma abordagem crítica e investigativa dentro do ensino de Química relacionado às problemáticas ambientais presentes no cotidiano. Desta forma, espera-se um melhor rendimento dos estudantes dentro da disciplina por meio de uma educação contextualizada. Metodologia: A pesquisa de caráter exploratório foi realizada na EREM Antônio Padilha, localizada na cidade de Petrolina-PE, e envolveu a participação de 30 alunos do 1o ano do ensino médio. A intervenção ocorreu em etapas, sendo elas: aplicação do pré-teste, abordagem dos conteúdos do projeto por por meio de atividades, pesquisas, elaboração de mapas mentais, documentários, palestra e quiz, seguindo de um pós-teste para fins comparativos, sendo todas as atividades aplicadas dentro do ensino híbrido. Resultados: Durante a aplicação do quiz, foi possível observar um rendimento satisfatório, visto que a média das respostas respondidas corretamente foi superior a 64%. Ao final do projeto, foi aplicado uma avaliação acerca dos conteúdos ministrados junto ao pós-teste, para fins comparativos, em relação ao antes e depois das aulas ministradas, onde os resultados foram positivos, destacando desta forma a importância da intervenção e das metodologias ativas empregadas ao ensino de Química. Considerações Finais: Após a aplicação do projeto foi observado que os estudantes conseguiram aprender melhor por meio do envolvimento de dinâmicas com a realidade dos alunos dentro do ensino de Química, além de compreenderem a importância do meio ambiente para as nossas vidas e os impactos ambientais gerados por agentes poluidores.
Palavras-chave
Metodologias ativas; Contextualização; Poluição; Ensino de Química.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 João Victor dos Santos, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Victor Hugo Almeida dos Anjos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.