A Água Como Tema Gerador Do Conhecimento Químico

Lucas Ribeiro Coelho, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Victor Hugo Almeida dos Anjos

Resumo


Introdução: Na Educação Básica, o ensino-aprendizado de Química tem suscitado questionamentos. Os objetivos previstos para os conteúdos químicos, em alguns casos, não são atingidos de forma exitosa. Nesse contexto, este trabalho, realizado no âmbito do Subprojeto de Química do Programa de Residência Pedagógica do IFSertãoPE, buscou responder à seguinte questão-problema: como praticar o ensino de Química de modo contextualizado, investigativo e cidadão? Objetivos: Investigar as contribuições do tema gerador água, junto à utilização de metodologias ativas, para a construção de um ensino-aprendizado contextual, investigativo e cidadão no ensino de Química, pautando-se, para isso, nestes conteúdos: matéria e energia, estados físicos, substâncias e misturas, separação de misturas e laboratório. Metodologia: O estudo, desenvolvido com 39 estudantes do 2º ano D da Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Padilha, durante os meses de novembro de 2020 a março de 2021, apoiou-se nos princípios da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. As atividades planejadas seguiram o formato de ensino híbrido e foram organizadas desta forma: 1) pré-teste; 2) intervenções, utilizando música, mapas mentais, experimento, quiz, cruzadinha, etc.; 3) pós-teste; e 4) análise e interpretação dos resultados. Resultados: Observou-se, no questionário inicial, 66% de acertos referentes a conhecimentos prévios. No decorrer das intervenções, os estudantes participaram ativamente e compreenderam situações cotidianas a partir de uma linguagem química. Conforme relato de um participante, “as atividades desenvolvidas problematizaram situações importantes, de maneira que os conceitos químicos auxiliaram no entendimento de problemas hídricos”. No questionário final, obteve-se 86% de acertos. Considerações Finais: Evidenciou-se que as ações realizadas contribuíram para oportunizar aprendizagens significativas no processo de ensino e aprendizagem de Química e auxiliaram na formação de cidadãos críticos e reflexivos frente às questões hídricas, capazes de intervir de modo responsável no meio onde estão inseridos. Portanto, as metodologias ativas e a contextualização dos conteúdos com o tema água apresentaram-se como possibilidades para a prática do ensino de Química contextual, investigativo e cidadão.

Palavras-chave


Ensino de Química; Metodologias ativas; Contextualização; Água.

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