Produção De Mudas Medicinais De Acordo Com As Boas Práticas Agrícolas
Resumo
Introdução: As plantas medicinais utilizadas tradicionalmente pela população em suas necessidades básicas de saúde, em função da facilidade de acesso e do baixo custo, atualmente vem ocupando espaços em quintais de residências, creche, escolas e associações, com isto há uma grande busca por mudas de espécies medicinais. O comércio de plantas de uso medicinal vem sendo estimulado nas últimas décadas, porém não há comercialização destas mudas em Petrolina ou cidades próximas. Objetivos: Produzir mudas plantas medicinais nativas e de uso tradicional para serem utilizadas na instalação da farmácia viva e do banco de germoplasma do Campus Petrolina Zona Rural do IFSERTÃO PE e comunidade local. Devido a pandemia provocada pelo novo Corona Vírus, as normas de biosegurança e aos decretos municipal estadual e federal, o projeto foi adequado para atender a todas essas imposições Metodologia: De acordo com a espécie selecionada, elas foram propagadas sexuadamente ou assexuadamente . Após atingirem tamanho ideal, as plantas medicinais serão utilizadas na instalação da farmácia viva e do banco de germoplasma do Campus Petrolina Zona Rural do IFSERTÃO PE e também distribuídas ao público-alvo. Foi instalado no Horto Medicinal Orgânico do Campus Petrolina Zona Rural um viveiro temporário, para a permanência das mudas medicinais até seu transporte ao público-alvo. Resultados: Foram produzidas cerca de 500 mudas de 17 espécies que foram utilizadas em projetos realizados pelo Campus Petrolina Zona Rural. Considerações Finais: A busca de mudas de plantas medicinais, pela comunidade e instituições de ensino superior (UNIVAFS, UNEB, UPE), no horto medicinal orgânico é constante, por isso, a prática de produção das espécies medicinais deve ser contínua. Resgatar o uso das plantas medicinais é de suma importância para toda população e a distribuição de mudas de plantas medicinais é primeiro passo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Eloisa Emanuelle Mariano de Souza, Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, Adelmo Carvalho Santana, Brena Suellen Ribeiro Gomes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.