A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS POÉTICOS PARA AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Fazer com que os alunos do ensino médio tenham um maior contato com a literatura tem se tornado um desafio para a escola e para os professores, principalmente os docentes da área de linguagens e códigos e suas tecnologias. No entanto, o incentivo à leitura e as artes deve ser abraçado por todos, independentemente da área de atuação. Dessa forma, propõe-se a utilização de textos poéticos nas aulas de Geografia do ensino médio cujo conteúdo programático da disciplina norteia a elaboração deles. O objetivo desse estudo é descrever o processo de criação e elaboração de textos poéticos para que sejam utilizados por professores de Geografia do ensino médio, como recursos didáticos. Para a elaboração dos textos, utilizou-se os princípios norteadores da literatura de cordel, buscando associar os elementos da cultura popular e os conteúdos programáticos da disciplina neste nível de ensino. Adotou-se como referência conceitos das metodologias ativas e aprendizagem significativa proposta por Ausubel, além de utilizar recursos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Foram construídos textos de poesia popular, com um rigor técnico e conteúdo voltado para a aprendizagem dos temas de Geografia e disciplinas afins, voltados ao ensino médio, que podem ajudar no entendimento da matéria. Conclui-se que os textos poéticos com os
conteúdos de Geografia, podem despertar no aluno um novo olhar acerca do que é discutido e analisado em sala de aula, além de incentivar a leitura e ampliar o contato com a arte e a literatura.
conteúdos de Geografia, podem despertar no aluno um novo olhar acerca do que é discutido e analisado em sala de aula, além de incentivar a leitura e ampliar o contato com a arte e a literatura.
Palavras-chave
poesia; geografia; ensino.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Regiopidio Gonçalves de Lacerda, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.