POLARÍMETRO ALTERNATIVO COMO PROPOSTA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DE ISOMERIA ÓPTICA

Luana Herculano de Carvalho, Lucas Ribeiro Coelho, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Pedro Leocádio dos Santos Almeida, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: A BNCC da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias define competências e habilidades essenciais, que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo das disciplinas cursadas durante o processo de escolarização, dentre elas a Química. No entanto, os alunos têm grande resistência por considerá-la uma matéria difícil, o que resulta em bloqueio a alguns assuntos, a exemplo de estereoquímica, conteúdo de química orgânica. Objetivo: Entender a metodologia interdisciplinar a ser aplicada, com conceitos químicos e físicos, fundamentada no tema gerador ondas eletromagnéticas, para auxiliar a aprendizagem do conteúdo de isomeria óptica. Materiais eMétodos: O projeto foi aplicado na turma do 3º ano da EREM Dom Malan, com 42 alunos na faixa de 15 a 18 anos. Procedeu-se numa perspectiva qualitativa na seguinte sequência: (1) aplicação de pré-teste, (2) explicação e discussão do conteúdo utilizando artigo científico e vídeo, (3) construção de polarímetro alternativo para realização de experimento de análise de rotação de luz polarizada e (4) elaboração de sextilhas de cordel fundamentadas no aprendizado dos conteúdos.  Resultados: A proposta possibilitou trabalhar conceitos físicos e químicos da luz, polarização, isômeros ópticos ativos e inativos. Os alunos entenderam como as moléculas quirais rotacionam a luz polarizada, utilizando diferentes comprimentos de onda (cores) que compõem o espectro eletromagnético visível.  Alem da experimentação, as aulas teóricas também contribuíram no processo de ensino-aprendizagem, visto que a exploração da literatura de cordel resultou em importantes resultados na linguagem. Considerações Finais: A metodologia utilizada mostrou-se eficaz, permitindo construir a aprendizagem de maneira interdisciplinar, tornando, para os alunos, reais os fenômenos que eram somente dos livros didáticos.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Ondas Eletromagnéticas; Química Orgânica.

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Direitos autorais 2021 Luana Herculano de Carvalho, Lucas Ribeiro Coelho, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Pedro Leocádio dos Santos Almeida, Kamilla Barreto Silveira

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