AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO LEITORA DE ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente pesquisa é uma análise da interação do aluno surdo do ensino fundamental por meio de HQ’s, visando a aquisição leitora da língua portuguesa. Nosso objetivo inclui também o desenvolvimento do aluno nas áreas do conhecimento linguístico não verbalizado, textual e de mundo, além de verificar as escolhas linguísticas em Libras após a leitura da história imagética. Pretendemos identificar, por meio da resolução de uma atividade, o nível de compreensão textual alcançado. Para o embasamento teórico, apoiamo-nos nas contribuições de Quadros e Schmiedt (2006), Kleiman (2013), De Moraes e Da Cruz (2017), De Oliveira (2022), e dentre outros que nos auxiliarão na compreensão da abordagem temática. Uma pesquisa ação de cunho qualitativo em que os dados coletados serão analisados em duas partes: a primeira aborda o uso de texto sem imagem com intervenção em Libras, e a segunda, a aplicação de HQ's com intervenção em Libras. Por fim, compreendemos que as histórias em quadrinhos são ferramentas que possibilitam aos alunos surdos desenvolverem suas habilidades de leitura verbal e não verbal. Assim, eles conseguirão durante as aulas interagir com os conteúdos ministrados e terão a possibilidade de expandir o seu conhecimento para novos horizontes, compartilhando-os em língua de sinais com os colegas e despertando neles a criticidade e a reflexão leitora.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.