A batalha como acontecimento em The red badge of corage, de Stephen Crane, a partir da filosofia deleuziana: uma tradução analítica

Manoel Heleno da Cruz, Pedro Augusto Castro Buarque e Silva

Resumo


Este projeto tem como proposta efetuar uma tradução da língua inglesa para a língua portuguesa da obra The red badge of courage (1895), do norte-americano Stephen Crane, para, a partir de uma nova tradução, analisar os aspectos filosóficos do pensamento deleuziano pelo viés da literatura. Esta obra serviu de base para as
consideração de Gilles Deleuze na Décima quinta série de Lógica do sentido (1969),
série na qual o filósofo francês considera a batalha tratada na obra como exemplo
máximo de acontecimento em seus sentidos real e transcendental. Ao citar este
romance, Deleuze eleva Crane à categoria de grande autor que soube melhor explorar o tema da batalha de forma literária e filosófica, visto apresenatar vários vieses sobre o significado e o sentido de uma guerra e suas consequência para o sujeito. Deleuze subjetiva o sujeito, apontando como acontecimento a bravura, o medo da morte, vícios e virtudes humanas como incorporais nos moldes do estoicismo antigo. Também será apresentado um Crane sintomatologista e diagnosticista, segundo as inferências de Deleuze ao citar literatos do séculos XIX, a exemplo de Lewis Carroll (e o quê psicanálitico de sua Alice). Com esse perfil, Crane nos apresenta Henry Fleming, seu “jovem soldado”, personagem central que se enquadra na categoria deleuziana de “personagens conceituais”, revelando-nos acontecimentos inerentes à realidade e ao mundo dos sentindos como um prisioneiro da Caverna platônica, uma mimese perfeita da realidade do ponto de vista da filosofia deleuziana. Esta pesquisa é essencial para a compreensão do diálogo entre a obra de Crane e a filosofia deleuzina, especialmente para se entender o sujeito ontológico a partir dessa inerface. Justifica-se, ainda, pela busca da compreensão dos conceitos de acontecimento transcendental, compossibilidades e singularidade e a aplicabiloidade desses conceito pela ótica deleuziana na educação. Objetiva, além de analisar essas interfaces, pontuar e validar as possibilidades do ensino de filosofia a partir da literatura sob o viés de Deleuze. Será utilizada a abordagem qualitativa para a coleta de dados basilares à pesquisa e sua resposta esperada para contribuir com a sociedade, em especial ao ensino de filosofia no sécvulo XXI. O referencial teórico será composto por diversas obras de Deleuze, às vezes com Feliz Guatarri, a exemplo de Lógica do sentido (1969), Kafka: por uma literatura menor (1975) A dobra: Leibniz e o barrovco (1988), O que é a filosofia? (1991), A teoria dos incorporais no estoicismo antigo (2012), de Émile Brehier, obras de Foucault, Zizek, Badiou, entre outros.


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