ESTRATÉGIAS PARA A PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS EM AULAS DE INGLÊS NO NOVO ENSINO MÉDIO

Stonia Feitosa de Carvalho

Resumo


Resumo:Durante muito tempo, as aulas de inglês se resumiam apenas em traduzir e decorar uma centena de frases, não havia preocupação no desenvolvimento das habilidades de produção textual, escuta (listening) e leitura (reading). Com o passar do tempo, os currículos e as Otms, começaram a enfatizar o desenvolvimento dessas habilidades. Atualmente, com a reforma do Ensino Médio, a língua inglesa é apresentada como língua franca, ou seja, aos diversos usuários, não se exige que falem ou se comportem como nativos, com isso em mente, o objetivo é inserir o falante em um mundo globalizado dando-lhes a oportunidade de ser protagonistas e se beneficiar de tudo que esse aprendizado possa trazer. Logo, surge um currículo em que todas as habilidades são necessárias para construir a autonomia do aluno. Com isso em mente, os mediadores de conhecimento precisam incluir estratégias que possibilitem desenvolver as habilidades necessárias desde a leitura até a produção de textos informativos, no caso, a notícia jornalística.

Este trabalho, no entanto, pretende refletir a eficácia das estratégias atuais na melhoria da produção de gêneros textuais em língua inglesa e propor novas abordagens e recursos que possam ser utilizados na produção de gêneros textuais: notícia, em língua inglesa no Ensino Médio.

A pesquisa em curso terá como campo de observação e estudo os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Antônio Campelo em Petrolina PE.

A pesquisa será dividida em três etapas: a primeira será uma coleta de dados através de entrevista oral/e ou escrita em que os alunos irão responder sobre o que pensam na produção de gênero textuais em uma língua estrangeira.

A segunda etapa será a apresentação de textos notícias dos principais jornais internacionais com assuntos do conhecimento dos alunos. 

A terceira e última etapa será a orientação para a proposta da notícia escrita.

Com essas atividades pretende-se que os alunos reflitam sobre a produção textual em ESL, (English as a Second Language) produzam notícias sobre suas realidades, tendo como base a estrutura do gênero.


Palavras - chave: estratégia, notícia gênero textual, pesquisa


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.