METODOLOGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇA SURDA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE: O QUE DIZ A LITERATURA?
Resumo
RESUMO:
O contexto de uma educação básica que contemple o acesso igualitário das pessoas com deficiência, notadamente o de pessoas surdas, há o desafio de proporcionar, de fato, a aprendizagem da criança em todas as áreas do conhecimento. Para isso, é fundamental a real oferta de educação bilíngue para esse público, tendo, como foco, o respeito e o acesso à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS ou LBS), proporcionar a aprendizagem da Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2), bem como oportunizar o acesso às mais diversas práticas de leitura e de escrita escolares e das outras esferas sociais. Dentro desse processo, está o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, que dependem, dentre outros fatores, da metodologia de ensino utilizada pelo docente. Nesse sentido, cabe-nos questionar como essa gama de opções metodológicas aparecem nas pesquisas da área de Linguagens e de Educação, pensando na especificidade da educação bilíngue de crianças surdas. Partindo dessa problematização, buscamos, neste projeto, responder ao seguinte questionamento: Que metodologias de ensino são previstas para o processo de educação bilíngue, segundo as pesquisas recentes na área dos estudos da Linguagem e em Educação? O objetivo geral da pesquisa é descrever que metodologias de ensino são discutidas nos trabalhos desenvolvidos sobre ensino-aprendizagem no contexto de educação bilíngue para a criança surda. Como objetivos específicos, pretendemos identificar as principais metodologias propostas para o ensino de Libras e do português escrito como segunda língua (L2), para a criança surda no contexto de educação bilíngue, bem como avaliar o papel da LIBRAS nas metodologias propostas. Como base teórica, utilizaremos as discussões sobre bilinguismo trazidas em Quadros (1997), Souza (2001) e Calixto et al (2019),
FARIA (2006), quadros (2006) e Quadros e Schmiedt (2006) sobre o português escrito para surdos. A pesquisa está baseada nos fundamentos qualitativos de pesquisa (GIL, 2002). Por meio dessa abordagem, o foco de análise está ancorado na compreensão dos fenômenos em estudo, no caso deste projeto, de como as metodologias de ensino bilíngue para a criança surda são previstas e discutidas nas pesquisas sobre Linguagem e Educação. Também está classificada como exploratória e bibliográfica. Acreditamos que este estudo, ainda em fase de desenvolvimento, poderá fornecer dados sobre metodologias de ensino que facilitem o processo de aprendizagem da criança surda.
Palavras-chave: Metodologia de Ensino. Criança Surda. Educação Bilingue. Português escrito como L2.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.