O GÊNERO TEXTUAL HQ NO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO: UTILIZANDO O APLICATIVO PIXTON COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Resumo
RESUMO
Este relato de experiência consiste em apresentar uma análise do gênero textual HQ (história em quadrinhos) no campo artístico-literário, com foco na utilização do aplicativo Pixton como ferramenta pedagógica. O presente estudo tem como objetivo geral investigar a contribuição dessa ferramenta no desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e expressão artística dos alunos, explorando as potencialidades do gênero HQ na educação, e também relatar a importância da inserção das TDICs no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter experimental, desenvolvido de forma presencial em uma escola do município de Santa Maria da Boa Vista – PE que abrange estudos sobre o gênero textual HQ, sua relação com a literatura e o campo artístico, bem como a relevância da utilização de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo Pixton é apresentado como uma ferramenta digital que permite aos alunos criar e compartilhar histórias em quadrinhos de forma interativa e intuitiva. Foi aplicada, na turma do 9º ano do ensino fundamental, a Sequência Didática de Gênero (SDG) baseada no modelo genebrino de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com o intuito de introduzir o gênero textual HQ, fazendo relação com a vivência do Projeto Institucional Comunidade de Leitores que mensalmente estava sendo realizado na própria escola. Notou-se, que a utilização do aplicativo Pixton como ferramenta pedagógica no ensino do gênero textual HQ demonstrou ser uma estratégia eficaz para o desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e expressão artística dos estudantes. Através dessa abordagem, é possível explorar as potencialidades artísticas e literárias das histórias em quadrinhos, ao mesmo tempo em que se promove o uso criativo das tecnologias digitais no contexto educacional.
Palavras-chaves: Gênero textual; Potencialidades; HQ; Pixton; Habilidades.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.