Enfoques epistemológicos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência/PIBID na formação docente

Delza Cristina Guedes Amorim, Josenilton Nunes Vieira

Resumo


Este artigo encontra-se embasado numa pesquisa de mestrado concluída e tem como objetivo refletir sobre a importância dos fundamentos epistemológicos do PIBID na formação docente, enfocando os seus princípios pedagógicos, desenho metodológico e objetivos. A pesquisa se desenvolveu dentro de uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, e, este recorte, apresenta de forma descritiva os resultados baseados na análise dos documentos, estudos avaliativos e relatórios da CAPES/DEB, no período de 2010 a 2014. O aporte teórico fundamenta a discussão da formação e profissionalização docente como campo de interações complexas que promovem o desenvolvimento profissional na construção da identidade e dos saberes da profissão. Conclui que o programa tem mobilizado aspectos formativos nas licenciaturas que podem influenciar mudanças significativas na educação.

Palavras-chave


Licenciaturas, profissionalização docente, articulação teoria/prática

Texto completo:

PDF


ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License