A filosofia como mediação de formação humana na educação escolar
Resumo
parte da população, mostrando que títulos dizem quem a pessoa é; como também a grande crítica de Ivan Illich ao modelo de educação que tem privilegiado mais a escola e seus professores, que o aluno que é e deveria ser sempre o centro e a real preocupação de toda educação.
Texto completo:
PDFReferências
DERRIDA, J. Le droit à la philosophie du pont de vue cosmopolitique. Vendôme: Unesco-Verdier, 1997.
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche educador. São Paulo: Editora Scipione, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
HABERMAS. Discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.
______. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense, 1983.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem Escolas. 7 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1985.
MARIAS, Julián. Introdução à Filosofia. Tradução: Diva Ribeiro de Toledo Piza. São Paulo: Livraria Duas cidades, 1960.
MATOS, Junot Cornélio et al. Filosofando sobre o ensino de filosofia. O Que nos Faz Pensar: Heiddeger- política, história e comunidade, Rio de Janeiro, v. 36, n. 0, p.367382, mar. 2015. Semestral.
NIETZSCHE. Sobre os futuros dos nossos estabelecimentos de ensino. Rio de Janeiro; São Paulo: PUC-RIO; Loyola, 2003 p. 41-137.
ORTEGA Y GASSET. Rebelião Das Massas. Tradução: Felipe Denardi. 5 ed. Campinas: Vide Editorial, 2016.
______. Meditação da Técnica. Trad: Luís Washington Vita. Rio de Janeiro: Livro Ibero Americano Limitada, 1963.
ISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License