O Jogo Lúdico Baralho Químico e Modelos Moleculares para o Ensino de Funções Orgânicas

Maria das Graças Santos Rodrigues, Carlos Monteiro Da Silva Junior, Delza Cristina Guedes Amorim, Maria Leopoldina Veras Camelo, Debora Santos Carvalho dos Anjos

Resumo


Este projeto foi desenvolvido a partir da busca por estratégias diferenciadas que permitam ao aluno a construção do conhecimento de forma lúdica. Os objetivos deste trabalho consistiram na aplicação do Jogo Lúdico Baralho Químico e na construção de modelos moleculares para o ensino de funções orgânicas. Neste contexto, o despertamento do interesse pela ciência e o fortalecimento da interação entre discentes e docentes também são almejados. A pesquisa aqui descrita caracteriza-se como uma pesquisa-ação, de natureza quali-quantitativa. A intervenção didática foi realizada na Escola Estadual Jesuíno Antônio D’Ávila, Petrolina–PE. As seguintes etapas foram realizadas: (1) Levantamento dos conhecimentos prévios; (2) Discussão do tema funções orgânicas e construção dos Modelos Moleculares; (3) Elaboração do Jogo Lúdico Baralho Químico; (4) Aplicação do Jogo Lúdico Baralho Químico e (5) Avaliação da aprendizagem. Os modelos moleculares e o jogo lúdico foram de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que percentagens de acertos entre 55 e 93% foram obtidas. Constatou-se também 100% de aceitação da metodologia utilizada. Um grande aproveitamento das atividades propostas foi então observado, o que vem reforçar a importância da busca e utilização de novas metodologias no ensino de química que venham a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Além disto, foi possível uma forte interação entre os alunos, fundamentais para a construção do conhecimento.

Palavras-chave


química, modelos moleculares, jogos lúdicos.

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