O Jogo Lúdico Baralho Químico e Modelos Moleculares para o Ensino de Funções Orgânicas
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BENEDETTI, E. e BENEDETTI, L. P. S. Um Jogo Didático para Revisão de Conceitos Químicos e Normas de Segurança em Laboratórios de Química. Química Nova na Escola, v. 42, n. 1, p. 37-44, FEVEREIRO, 2020.
CARVALHO, C. M., CABRAL, J. R. R., CORREA FILHO, J. A. e CASTRO, A. M. B. O lúdico no ensino de física: a brincadeira e a simulação computacional como recursos no ensino-aprendizagem. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2013, São Paulo: UFSJ. v.1, p. 1 – 7, 2013.
CRESPO, L. C. e GIACOMINI, R. As atividades lúdicas no ensino de química: uma revisão da revista Química Nova na Escola e das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/ Centro de Ciência e Tecnologia - Laboratório de Ciências Químicas, 2011.
CUNHA, M.B. Jogos didáticos de Química. Santa Maria: Grafos, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEITE, L. M. Digerindo a química biologicamente: a ressignificação de conteúdos a partir de um jogo. Química Nova na Escola, v. 38, n. 1, p. 12-19, 2016.
MACHADO, P. S., RIBEIRO, J. H. C., SILVA, T. P.; TABER M. e PASIN, E. B. Atividades lúdicas relacionadas a questões hídricas: inclusão de abordagens CTS no currículo de Biologia do Ensino Médio. Cadernos da Educação Básica, v.1, p. 55-66, 2016.
MATIAS, F. S., NASCIMENTO, F. T. e SALES, L. L. M. Jogos lúdicos como ferramenta no ensino de química: teoria versus prática. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 452-464, set. de 2017.
PINHEIRO, N. A. M., SILVEIRA, R. M. C. F. e BAZZO, W. A. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, 49(1), 1-14, 2009.
OLIVERIA, A. L., OLIVEIRA, J.C.P., NASSER, M.J.S. e CAVALCANTE, M.P. O Jogo Educativo como Recurso Interdisciplinar no Ensino de Química. Química Nova Na Escola, v. 40, n. 2, p. 89-96, 2018.
OLIVEIRA, R. J. O ensino das ciências e a ética na escola: interfaces possíveis. Química Nova na Escola, v. 32, n. 4, p. 227-232, 2010.
PORTO, M. G. C. Jogo, TIC e ensino de química: uma proposta pedagógica. Recife: UFRPE, 2015. 249 f. Tese - Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.
SANTANA, E. M. e BRITO, D. R. Atividades lúdicas como elementos mediadores da aprendizagem no ensino de ciências da natureza. Enseñanza de las Ciencias. Número extra. VIII Congresso Internacional sobre Investigación en La Didáctica de las Ciencias, Barcelona, pp. 1007-1011, 2009.
SARDELLA, O. Química: ensino médio. São Paulo: Ática, v.1, 2005.
SILVA, A. C. R., SILVA, P. L. L. e CLEOPHAS, M. G. Jogar e compreender a Química: ressignificando um jogo tradicional em didático. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13, n. 28, p. 132-150, Jul-Dez 2017.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Uma Discussão Teórica Necessária para Novos Avanços. Revista Debate em Ensino de Química, v.2, n.2. p. 5 -13, 2016.
ZANON, D. A. V.; GEUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. de. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclaturas dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, V. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.
ISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License