Evasão escolar no curso de Eletrotécnica do Ensino Médio Integrado do IF Sertão Pernambucano
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, Cristiane F. de; SANTOS, Roseli A. dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: The 4th International Congress on University‐Industry Cooperation, Taubaté, São Paulo. 2012. p. 05-07.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Persona, Lisboa, 1977.
BATISTA, Santos Dias; SOUZA, Alesxsandra Matos; OLIVEIRA, Júlia Mara da Silva. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, UNIUBE. Minas Gerais, Uberaba: 2009.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Rio de Janeiro: Petrópolis: Vozes, 2002.
BOURDIEU E PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Santa Catariana, Florianópolis: editora da UFSC, 2014.
______. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Petrópolis: Ed. Vozes, 2013.
______. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva. Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. Especial, p.17-34, jul-dez,2002.
______. Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização: questões para a educação hoje. Rio Grande do Sul, Porto Alegre: Ed. Artmed, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 9. ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Ed. Cortez, 2014.
DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, 2013.
DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 6, p. 222-230, 1997.
FIGUEIREDO, N. G. da Silva; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e Evasão Escolar em Contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.25, n.95, p. 356-392, abr./jun. 2017.
MACHADO, Márcia Rodrigues. A evasão nos cursos de agropecuária e informática/nível técnico da escola agrotécnica federal de Inconfidentes-MG (2002 a 2006). Dissertação de Mestrado Profissional em Educação. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
MEIRA, Cristiane Araujo. A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo. Espírito Santo: 2015.
MENDES, Marcelo Simões. Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio. Estudos de Psicologia, São Paulo, Campinas, v. 30, n. 2, p. 261-265, 2013.
NERI, M. (Coord.). Motivos da evasão escolar. 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2016.
POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Ed. Vozes, 2012.
RASCHE, Vânia Maria Moreira; KUDE, Vera Maria Moreira. Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 57, p. 61-70, 2013.
SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005.
VINUTO, Juliana. A Amostragem Bola de Neve na Pesquisa Qualitativa. Temáticas, São Paulo, Campinas, 22, (44): 203-220, Ago./Dez. 2014.
YOKOTA, Meire Satiko Fukusawa. Evasão no Ensino Técnico e Técnico Integrado ao Ensino Médio: um estudo de caso nos cursos técnicos em Eletrônica, Informática e Mecatrônica da Etec Jorge Street do Centro Paula Souza. Dissertação de mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Minas Gerais, Juiz de Fora: 2015.
ISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License