O uso de simulação computacional Phet para o estudo da mecânica
Resumo
Ao longo dos anos tem-se buscado alternativas que aproximem a disciplina de física da realidade dos alunos. Dentre
estas alternativas está a busca por novas formas de se pensar o ensino, aliado a adoção de novas metodologias que
tornem a aprendizagem da física mais significativa. Assim, destaca-se as simulações computacionais como ferramentas
para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o
desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no primeiro ano
do ensino médio, utilizando a simulação computacional PHET, o qual apresenta diversas simulações em várias áreas das
ciências, que podem ser usados gratuitamente e on-line. A sequência didática utilizada foi aplicada em uma turma do 1º
ano do Ensino Médio no IFSertãoPE Campus Serra Talhada-PE, durante as ações de Estágio, por meio do Programa
Residência Pedagógica. Esta foi planejada em três módulos de conceitos estudados, sendo eles: Movimentos, Queda-
Livre e Lançamento Vertical. Na primeira etapa foi apresentado o conteúdo programático proposto pela ementa da
disciplina. Para o segundo módulo, introduzido o simulador PHET, para exemplificação do que estavam sendo
vivenciado, possibilitando a compreensão dos fenómenos físicos em destaque com base nas suas representações. Por
fim, no último módulo, deu-se de forma dinâmica uma atividade prática em grupo através das interpretações com o uso
do software. Esse recurso digital buscou potencializar o ensino de Física, através de aulas mais dinâmicas e atrativas,
nas quais os estudantes questionaram, desenvolveram e fundamentaram o porquê das interpretações que estão sendo
exemplificadas. A sequência didática propiciou uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa,
diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, o uso do das
simulações permitiram que o conteúdo apresentado fosse desenvolvido com mais clareza e os conceitos referentes a
disciplina, ilustrados de maneira lúdica.
estas alternativas está a busca por novas formas de se pensar o ensino, aliado a adoção de novas metodologias que
tornem a aprendizagem da física mais significativa. Assim, destaca-se as simulações computacionais como ferramentas
para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o
desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no primeiro ano
do ensino médio, utilizando a simulação computacional PHET, o qual apresenta diversas simulações em várias áreas das
ciências, que podem ser usados gratuitamente e on-line. A sequência didática utilizada foi aplicada em uma turma do 1º
ano do Ensino Médio no IFSertãoPE Campus Serra Talhada-PE, durante as ações de Estágio, por meio do Programa
Residência Pedagógica. Esta foi planejada em três módulos de conceitos estudados, sendo eles: Movimentos, Queda-
Livre e Lançamento Vertical. Na primeira etapa foi apresentado o conteúdo programático proposto pela ementa da
disciplina. Para o segundo módulo, introduzido o simulador PHET, para exemplificação do que estavam sendo
vivenciado, possibilitando a compreensão dos fenómenos físicos em destaque com base nas suas representações. Por
fim, no último módulo, deu-se de forma dinâmica uma atividade prática em grupo através das interpretações com o uso
do software. Esse recurso digital buscou potencializar o ensino de Física, através de aulas mais dinâmicas e atrativas,
nas quais os estudantes questionaram, desenvolveram e fundamentaram o porquê das interpretações que estão sendo
exemplificadas. A sequência didática propiciou uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa,
diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, o uso do das
simulações permitiram que o conteúdo apresentado fosse desenvolvido com mais clareza e os conceitos referentes a
disciplina, ilustrados de maneira lúdica.
Palavras-chave
Simulação computacional, Ensino de Física, Sequência didática.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Kívina Regina Gomes de Medeiros, Daniel Cesar Macedo Cavalcante, Delza Cristina Guedes Amorim, Gizelle Angela Barroso Vieira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.