O uso de Curiosidades relacionadas à física como estratégia didática
Resumo
O uso de metodologias diferenciadas na prática docente é de fundamental importância na execução de uma ação coesa,
que relaciona a realidade do estudante com os conteúdos abordados em sala de aula. Pensando nisso, foi proposto a
elaboração de um e-book com algumas curiosidades do dia a dia dos estudantes relacionadas a Física, possibilitado a
compreensão dos fenômenos naturais. A proposta visa estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio, tendo
como objetivo relacionar conteúdos já vistos por eles ao longo do ano, dando sentido e significado aos mesmos. Os
estudantes serão instigados por meio de perguntas sobre acontecimentos que muitas vezes geram questionamentos. Em
seguida, serão anotadas as explicações que tendem a se aproximar da resposta ou que fazem algum sentido (tempestade
de ideias). Posteriormente será explicado o fenômeno relacionando com as falas dos estudantes. Por exemplo, por qual
motivo não se deve encher o tanque de gasolina totalmente? Por meio dessa e outras curiosidades, espera-se tornar
perceptível o interesse dos estudantes com a dinâmica, gerando uma participação ativa, por meio de perguntas e
respostas, bem como, a exposição de suas visões sobre os fenômenos, expressando ideias acerca das curiosidades. Na
finalização, será elaborado o e-book por parte da turma, com todas as curiosidades usadas e a possibilidade de
socialização com amigos e familiares, o que torna a prática uma atividade que perpassa o ambiente escolar, servindo de
ponte entre escola e ambiente social dos estudantes. Por fim, a atividade terá um papel significativo visto que, não só
instiga os estudantes a participar ativamente da aula, como também desenvolve o espírito investigativo, ampliando o
olhar sobre o mundo ao seu redor.
que relaciona a realidade do estudante com os conteúdos abordados em sala de aula. Pensando nisso, foi proposto a
elaboração de um e-book com algumas curiosidades do dia a dia dos estudantes relacionadas a Física, possibilitado a
compreensão dos fenômenos naturais. A proposta visa estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio, tendo
como objetivo relacionar conteúdos já vistos por eles ao longo do ano, dando sentido e significado aos mesmos. Os
estudantes serão instigados por meio de perguntas sobre acontecimentos que muitas vezes geram questionamentos. Em
seguida, serão anotadas as explicações que tendem a se aproximar da resposta ou que fazem algum sentido (tempestade
de ideias). Posteriormente será explicado o fenômeno relacionando com as falas dos estudantes. Por exemplo, por qual
motivo não se deve encher o tanque de gasolina totalmente? Por meio dessa e outras curiosidades, espera-se tornar
perceptível o interesse dos estudantes com a dinâmica, gerando uma participação ativa, por meio de perguntas e
respostas, bem como, a exposição de suas visões sobre os fenômenos, expressando ideias acerca das curiosidades. Na
finalização, será elaborado o e-book por parte da turma, com todas as curiosidades usadas e a possibilidade de
socialização com amigos e familiares, o que torna a prática uma atividade que perpassa o ambiente escolar, servindo de
ponte entre escola e ambiente social dos estudantes. Por fim, a atividade terá um papel significativo visto que, não só
instiga os estudantes a participar ativamente da aula, como também desenvolve o espírito investigativo, ampliando o
olhar sobre o mundo ao seu redor.
Palavras-chave
Fenôminos Naturais, Tempestade de Ideias, Espirito Investigativo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Jonas da Silva Leite, Daniel Cavalcante Cezar de Macedo, Delza Cristina Guedes Amorim, Gizelle Angela Barroso Vieira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.