Ensinar e Aprender em qualquer hora e lugar

Daniel José dos Santos, Newton Pionorio Nogueira, Willmara Marques Monteiro, Emanuela Vitória Dias Morais, Delza Cristina Guedes Amorim, Jussara Adolfo Moreira

Resumo


Este trabalho pretende relatar a experiência vivenciada durante a etapa de imersão no Programa Residência Pedagógica
no IFSertãoPE - Campus Petrolina, que através deste trabalho busca apresentar as contribuições identificadas com o uso
das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. No tocante às aulas, tanto a turma da disciplina
Ambientação em EaD e Tutoria, quanto na disciplina Fundamentos da Computação, utilizou-se o ensino híbrido como
metodologia. O ensino híbrido é uma metodologia de ensino, que mescla a aprendizagem presencial com a remota,
reformulando o processo de ensino, e trazendo o aluno para um papel que sempre deveria ter sido seu, que é o de
protagonista de sua experiência educacional. Durante o primeiro semestre de 2023, na regência das disciplinas foram
desenvolvidas atividades mediadas pela ferramenta Google Classroom para criar uma ponte entre o presencial e o
ensino a distância, com a ferramenta os alunos podiam acompanhar todo o processo de ensino e ter ciência do caminho
a ser percorrido, e dos materiais de aula, como apostila e exercícios, que eram disponibilizados com antecedência para
que os alunos pudessem estudar, e durante a aula presencial o assunto era revisado e explanado, guiando as aulas
práticas. Além disso, como recursos de apoio foram usados computadores, quadro branco, pincel e datashow. Aliado ao
conhecimento tecnológico, em relação às disciplinas, a metodologia aplicada foi importante para promover o
aprendizado em qualquer hora em qualquer lugar, assim considera-se que o objetivo foi atingido uma vez que foi
evidente as contribuições das ferramentas tecnológicas, para o processo de ensino-aprendizagem, como o Google
Classroom. A importância do Google Classroom como ferramenta de apoio ao Ensino Híbrido se destaca pelo seu papel
em centralizar recursos de estudo, facilitar a comunicação entre alunos e professores, permitir o acompanhamento
contínuo do progresso e fornecer um ambiente virtual que sustenta a interconexão entre os momentos presenciais e
online, contribuindo assim para uma experiência de aprendizado mais coesa e integrada. Sobre o ensino híbrido, vale
destacar que sua aplicação contempla um rol de possibilidades de aprendizagem, uma vez que o arcabouço de
tecnologias disponíveis representa uma metodologia de grande potencialidade para o processo de ensino/aprendizagem.

Palavras-chave


Residência pedagógica. Ensino Híbrido. Imersão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Daniel José dos Santos, Newton Pionorio Nogueira, Willmara Marques Monteiro, Emanuela Vitória Dias Morais, Delza Cristina Guedes Amorim, Jussara Adolfo Moreira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.