Capacitação para o mundo digital através da informática básica: uma experiência na Residência Pedagógica
Resumo
O programa da Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo ambientar o licenciando no ambiente pedagógico
através da observação e da efetiva prática. Durante a fase de imersão na RP no IFSertãoPE Campus Petrolina, o aluno é
instigado a realizar um projeto pedagógico de intervenção. Neste sentido, foi desenvolvido uma proposta com foco no
ensino de Informática Básica no curso Técnico em Edificações na instituição supracitada, com o objetivo principal de
fornecer aos estudantes conhecimentos fundamentais em informática básica, abrangendo temas como hardware,
software, sistemas operacionais, internet, redes sociais, segurança online e pacote Office. A metodologia adotada
envolveu: observação das aulas, identificação do perfil da turma e do professor, implementação de atividades práticas
durante as aulas e avaliação processual e somativa. Durante essas aulas, foram utilizadas diversas estratégias para
promover a interação dos estudantes com os conteúdos abordados. As atividades foram planejadas de forma a estimular
o raciocínio crítico e a criatividade, permitindo que os alunos desenvolvessem suas habilidades no manuseio de
computadores e softwares. Dentre as atividades práticas realizadas, destacam-se a criação de documentos de texto
utilizando o pacote Office, a navegação na internet com o objetivo de pesquisar informações relevantes, a criação de
apresentações de slides utilizando recursos avançados do PowerPoint, entre outras. Essas atividades foram
fundamentais para consolidar o aprendizado dos estudantes e prepará-los para a utilização prática dos conhecimentos
em suas vidas acadêmicas e profissionais. Através das atividades desenvolvidas, os estudantes puderam adquirir
conhecimentos essenciais para a inserção na sociedade atualmente conectada e tecnológica, como introdução ao
hardware e software, a utilização de ferramentas do pacote Office, noções sobre segurança e uso da internet. Durante a
aplicação do projeto os alunos demonstraram motivação na participação das aulas, com trocas de conhecimentos e
interação entre os alunos e o residente. Assim, o projeto desenvolvido dentro do programa RP foi fundamental para
proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora e significativa onde os estudantes foram protagonistas de
sua formação, onde os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas têm uma importância fundamental
na formação acadêmica dos alunos, preparando-os para os desafios e demandas do mundo digital e contribuindo para
sua inserção no mercado de trabalho.
através da observação e da efetiva prática. Durante a fase de imersão na RP no IFSertãoPE Campus Petrolina, o aluno é
instigado a realizar um projeto pedagógico de intervenção. Neste sentido, foi desenvolvido uma proposta com foco no
ensino de Informática Básica no curso Técnico em Edificações na instituição supracitada, com o objetivo principal de
fornecer aos estudantes conhecimentos fundamentais em informática básica, abrangendo temas como hardware,
software, sistemas operacionais, internet, redes sociais, segurança online e pacote Office. A metodologia adotada
envolveu: observação das aulas, identificação do perfil da turma e do professor, implementação de atividades práticas
durante as aulas e avaliação processual e somativa. Durante essas aulas, foram utilizadas diversas estratégias para
promover a interação dos estudantes com os conteúdos abordados. As atividades foram planejadas de forma a estimular
o raciocínio crítico e a criatividade, permitindo que os alunos desenvolvessem suas habilidades no manuseio de
computadores e softwares. Dentre as atividades práticas realizadas, destacam-se a criação de documentos de texto
utilizando o pacote Office, a navegação na internet com o objetivo de pesquisar informações relevantes, a criação de
apresentações de slides utilizando recursos avançados do PowerPoint, entre outras. Essas atividades foram
fundamentais para consolidar o aprendizado dos estudantes e prepará-los para a utilização prática dos conhecimentos
em suas vidas acadêmicas e profissionais. Através das atividades desenvolvidas, os estudantes puderam adquirir
conhecimentos essenciais para a inserção na sociedade atualmente conectada e tecnológica, como introdução ao
hardware e software, a utilização de ferramentas do pacote Office, noções sobre segurança e uso da internet. Durante a
aplicação do projeto os alunos demonstraram motivação na participação das aulas, com trocas de conhecimentos e
interação entre os alunos e o residente. Assim, o projeto desenvolvido dentro do programa RP foi fundamental para
proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora e significativa onde os estudantes foram protagonistas de
sua formação, onde os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas têm uma importância fundamental
na formação acadêmica dos alunos, preparando-os para os desafios e demandas do mundo digital e contribuindo para
sua inserção no mercado de trabalho.
Palavras-chave
Residência pedagógica; Informática Básica; Intervenção.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Emanuela Vitoria Dias Morais, Newton Pionorio Nogueira, Jheimes Lima Barbosa, Willmara Marques Monteiro, Delza Cristina Guedes Amorim
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.