MESA RELATIVÍSTICA: DEMONSTRAÇÃO LÚDICA DA DEFORMAÇÃO DO ESPAÇO- TEMPO.
Resumo
O projeto de ensino intitulado "Demonstração lúdica da deformação do espaço-tempo através da mesa relativística" teve
como propósito a demonstração experimental da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que descreve a gravidade
como uma consequência da curvatura do espaço-tempo causada pela presença de massa e energia. O objetivo foi tornar
esse conceito complexo mais acessível e interessante para os estudantes, utilizando uma abordagem lúdica durante a
Semana da Física no IFSertãoPE 2023, com uma oficina aberta ao público. Duas alunas bolsistas de física, participantes
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid / física), criaram um experimento chamado "mesa
relativística". Esse dispositivo consistia em uma caixa quadrada de madeira, contendo duas lâmpadas de 5v fixadas em
duas extremidades, representando uma estrela e a Terra. Além disso, o experimento incluía um tecido branco e diversos
pesos que podiam deformá-lo. A oficina começou com uma explicação tradicional do conceito clássico da Lei da
Gravitação Universal, avançando até a Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein. Em seguida, as bolsistas
aplicaram o experimento usando uma bola de ping-pong para representar o Sol. Nesse caso, o tecido não se deformava,
e a trajetória da luz de uma estrela distante era retilínea, e com o Sol entre a Terra e a estrela, não seria possível
observá-la. Entretanto, quando substituíram a bola de ping-pong por uma de metal, a massa deformava o tecido,
representando a curvatura do espaço-tempo causada pela presença do Sol. A partir disso, a luz da estrela (lâmpada 1)
passava a percorrer uma trajetória curva até a Terra (lâmpada 2). Isso corroborou com a previsão de Einstein,
mostrando que um observador na Terra veria a estrela em uma posição aparente diferente de sua posição original. O
experimento realizado na oficina retratou um evento histórico em que a Teoria da Relatividade Geral foi comprovada
pela observação de um eclipse solar em Sobral, Ceará, em 29 de maio de 1919. Através dessa atividade, os participantes
puderam visualizar e compreender conceitos complexos da relatividade, tornando o aprendizado mais envolvente e
participativo. Os resultados obtidos demonstraram que o uso de experimentos para exemplificar conceitos desafiadores
é uma estratégia de ensino eficaz, que desperta o interesse dos alunos e incentiva sua participação ativa nas aulas de
Física.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Geovanna Santana Silva Carvalho, Bruno Gomes da Costa, Daniel Berg de Amorim Lima, Maysa Andrades Costa
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.