Relato de experiência sobre o uso da robótica educacional na perspectiva construtivista no Projeto de Extensão Academia HackTown

Ricardo Nunes Dias, Josilene Almeida Brito, Fabio Cristiano Souza Oliveira, Danielle Juliana Silva Martins

Resumo


Estudos desenvolvidos sobre pensamento computacional revelam que é possível viabilizar uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares. Nesse contexto, o ensino de conceitos computacionais
possibilita ao educando ampliar a habilidade de resolver problemas e praticar o raciocínio lógico. Diante disso, este relato de experiência descreve as aulas de robótica que foram ministradas a partir de agosto de 2022 até dezembro de
2022, no projeto Academia Hacktown, no IFSertãoPE, utilizando o construtivismo como abordagem pedagógica em conjunto com Storytelling, gamificação e computação desplugada. A abordagem de ensino utilizada buscou incentivar a curiosidade e a criatividade dos alunos, promovendo a construção do conhecimento por meio da experimentação prática. Para isso, foram utilizados como instrumentos os kits de robótica para que os alunos pudessem construir seus próprios robôs e programá-los para executar diferentes tarefas. As aulas foram direcionadas aos quinze alunos do ensino fundamental II com o objetivo de aplicar o pensamento computacional por meio do uso de robótica. Ressalta-se que as atividades desenvolvidas foram embasadas na perspectiva construtivista de Jean Piaget o qual afirma que as pessoas desenvolvem seu próprio conhecimento e compreendem a sua realidade a partir de suas próprias experiências. A utilização dessas metodologias, proporcionou resultados significativos tanto para a formação do instrutor quanto para a vida dos alunos. Para formação do instrutor, a aplicação dessas metodologias possibilitou o desenvolvimento de habilidades pedagógicas mais efetivas. O Storytelling permitiu a criação de narrativas envolventes, tornando o conteúdo mais acessível e a gamificação motivou o engajamento dos estudantes ao transformar o aprendizado em um jogo interativo, estimulando a competitividade saudável e o trabalho em equipe. Para os alunos, através do pensamento computacional, eles aprimoraram suas capacidades de resolução de problemas e raciocínio lógico, habilidades essenciais não apenas para a robótica, como também, para diversas situações do cotidiano.


Palavras-chave


Pensamento computacional; Construtivismo; Robótica Educacional.

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