Núcleo Educação e Realidade – metodologia freireana em movimento

Giselle Farias de França Batista, Pedro Ives de Souza Lopes, Maria Valdelice Alves da Silva, Maria Elyara Lima de Oliveira, Anderson de Sales Vasconceles, Ana Emanuelle Vieira Lima, Giselda Teixeira Ribeiro, Claudia Juliette do Nascimento Araújo Maia, Maria Elyara Lima de Oliveira

Resumo


A pedagogia Freireana tem como base a reflexão e a ação educativa como processo de transformação dos homens e do
mundo. Desta feita, este estudo tem como objetivo: realizar formação continuada de professores da região do Sertão do
Araripe na perspectiva de reorientação curricular com caráter interdisciplinar via tema gerador. Para tanto, buscou-se
desenvolver ações basiladas na concepção dos três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade (ER); Organização do
Conhecimento (OC); Aplicação do Conhecimento (AP), com base nos estudos de Pernambuco (2013). Durante o ano de
2022 foi realizado um Curso Livre de Extensão junto aos professores da rede municipal de Ouricuri-PE. Este foi
desenvolvido de forma híbrida, com encontros presenciais e execução de atividades assíncronas por meio do Google
Classroom. Ao todo foram atendidos 107 profissionais de 16 escolas da referida rede. Estes foram divididos em 4
turmas. Neste ano, a ação está tendo continuidade, porém, devido a demandas da rede atendida, as ações estão sendo
enfocadas na reorientação dos Projetos político-pedagógicos das instituições de ensino do supracitado município.
Dentre os resultados alcançados, ressalta-se a contribuição do curso para ressignificação das práticas pedagógicas dos
profissionais envolvidos com base na metodologia freireana de trabalho. As unidades escolares atendidas tiveram a
oportunidade de coletivamente elaborar um projeto contextualizado interdisciplinar, que foi apresentado no I Ciclo de
Debates Freireanos, entre os dias 07 e 08 de dezembro, no Auditório do IFSertãoPE – Campus Ouricuri. Ademais, os
cursistas se mostraram mobilizados para rever a construção curricular e das práticas desenvolvidas em suas instituições
de atuação. As ações deste ano ainda estão em curso, todavia, é possível ressaltar a abertura da gestão da rede para
disponibilização dos documentos (PPPs) que estão sendo analisados pela equipe do núcleo. Como resultado preliminar
percebe-se que muitos dos projetos apresentam-se com necessidade de reestruturação visando atender aos pressupostos
da metodologia freireana.


Palavras-chave


Pedagogia Freireana; Formação continuada; Reorientação curricular.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Giselle Farias de França Batista, Pedro Ives de Souza Lopes, Maria Valdelice Alves da Silva, Maria Elyara Lima de Oliveira, Anderson de Sales Vasconceles, Ana Emanuelle Vieira Lima, Giselda Teixeira Ribeiro, Claudia Juliette do Nascimento Araújo Maia, Maria Elyara Lima de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.