Desenvolvimento de cerveja estilo Brut IPA utilizando mel como adjunto de fermentação

Marcos Dos Santos Lima, Julia Siqueira Gomes, Ana Beatriz Martins da Silva, Vitória Morganna de Souza Freitas

Resumo


A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil,e as cervejarias artesanais têm ganhado espaço. Dentre a variedade dos adjuntos para a fabricação cervejeira, o mel é um ingrediente com elevado conteúdo de açúcares fermentescíveis e substâncias aromáticas. Além dos ingredientes, a levedura desempenha papel de destaque na qualidade de cervejas. O objetivo deste trabalho foi obter uma receita de cerveja artesanal do estilo Brut IPA, adicionada de mel e avaliar leveduras com características técnicas distintas. Para a obtenção de 20 L de mosto se utilizaram 5 kg de malte (Pilsen, Pale Ale e Carapils), com lupulagem a base de Columbus e Mosaic, para obtenção de 25 (IBU). Ao final da fervura se adicionou 800 g de mel, e resfriado com trocador de calor por imersão até 30 ºC e divido em 3 garrafões de vidro de 10 L, inoculados com 3 fermentos diferentes (Safale S-04 e US-05, ambos Saccharomyces cerevisiae; e Lachancea sp. – não Saccharomyces), sendo fermentado a 18 ºC. A maturação durou 7 dias a 3 ºC, nos últimos 3 dias foi feito dry hopping com lúpulo Mosaic, envasadas em garrafas de espumante de 750 mL, adicionado 20 g/L de sacarose para carbonatação, sendo refermentada a 20 ºC por 15 dias. Após, foi feito a remoção das leveduras congelada no gargalo (dégorgement). Amostras foram coletadas e analisadas em relação a açúcares, ácidos orgânicos e álcoois por Cromatografia Líquida (HPLC) com detecção em refração (RID), e compostos fenólicos por HPLC com detecção em arranjo diodo (DAD). A densidade inicial e final de 1,062g/cm3 e 1,008 g/cm3. As leveduras resultaram em diferentes perfis de compostos nas cervejas, onde a S-04 e US-05 obtiveram os maiores teores de etanol final (8,1 % v/v). A S-04 maior teor de glicerol 1,42 g/L. A Lachancea maior acidez com ácido láctico em 1,78 g/L. O perfil fenólico foi semelhante, com maiores valores para ácido gálico (5 mg/L), procianidina B2 (29-32 mg/L) e quercetina 3-glicosídeo (1-2 mg/L). De maneira geral foi possível obter cervejas Brut IPA dentro do perfil estabelecido pelo Guia Internacional de Estilos de Cerveja (BJCP).

Palavras-chave


"Cerveja; mel; Saccharomyces cerevisiae; Lachancea sp. "

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Marcos Dos Santos Lima, Julia Siqueira Gomes, Ana Beatriz Martins da Silva, Vitória Morganna de Souza Freitas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.