Design Thinking e Educação Matemática-Empreendedora no contexto do Agronegócio 4.0
Resumo
No contexto atual, a inovação, a inclusão digital e o compartilhamento de ideias se tornaram fundamentais, assim como a criação de materiais didáticos acessíveis e voltados para o desenvolvimento de uma educação empreendedora, criativa e inovadora nas instituições de ensino. Esse projeto teve como objetivo a criação de um guia didático conectando os conceitos de Design Thinking, educação matemática, empreendedorismo e inovação no agronegócio, buscando estimular o raciocínio lógico-matemático na economia rural do agronegócio frutícola. Essa pesquisa qualitativa e bibliográfica foi realizada com o objetivo de aprimorar metodologias já existentes e, por meio de adaptações, utilizar jogos com objetivo didático relacionado ao ensino lúdico matemático empreendedor. A metodologia utilizada baseou-se nas abordagens de Schreiber e Schell (2008), contando com a participação de uma equipe multidisciplinar de especialistas, que contribuíram e pontuaram suas considerações. Isso resultou em um guia prático, que consistiu em um compilado de práticas sugeridas, e culminou na criação de um produto piloto dinâmico e inovador em formato de e-book. Todo o trabalho foi contextualizado dentro de uma visão holística e alinhada ao empreendedorismo rural-inovador-sustentável, apontando mecanismos adequados para a disseminação de conhecimento na era da indústria 4.0. O projeto apontou ainda a criatividade e o raciocínio das brincadeiras como uma forma de encontrar soluções para problemas reais. Além disso, mostrou-se eficaz no auxilio do desenvolvimento de competências importantes para o dia a dia e a convivência em sociedade, tais como: autonomia, pensamento crítico, cooperação e autoconhecimento, além da capacidade de planejamento estratégico intraempreendedor.
Palavras-chave
Inovação; educação empreendedora; Design Thinking; agronegócio; raciocínio lógico-matemático.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Jeane Souza da Silva, Lucas Eduardo Batista Gomes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.