UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH E STELLARIUM COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO FORMATO DA TERRA E DE SEUS MOVIMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio, Renata de Lima Nogueira, Eriverton da Silva Rodrigues

Resumo


O ensino das ciências carece de recursos que tornem a sua prática mais dinâmica e entendível pelo estudante, sem desviar dos princípios propostos pela BNCC. Para isso, é necessário que o professor esteja apto a dinamizar suas aulas com o uso de recursos tecnológicos, como softwares, aplicativos e recursos on-line. O presente trabalho traz o uso de duas ferramentas digitais: Stellarium e Google Earth, aplicadas em uma turma de sexto ano do ensino fundamental, com o objetivo de se estudar os movimentos e o formato da Terra. Para a execução do projeto, buscou- se maneiras de tratar do referido assunto com os estudantes de forma científica, clara, experimental e inclusiva, já que o público eram crianças, e no meio delas havia uma portadora de deficiência intelectual. O desenvolvimento do projeto se deu em etapas: avaliação do conhecimento prévio dos estudantes; estudos de metodologias de aplicação do projeto; pesquisas para incluir criança com deficiência em todas as atividades e desenvolvimento de uma sequência didática para aplicação, que contou com uma exposição histórica dos estudos sobre o formato do nosso planeta datados de antes de Cristo até a pseudoteoria da terra plana, com exposição por meio de maquete e globo terrestre para a reprodução do experimento de Eratóstenes. Após os estudos históricos ocorridos em sala de aula, os estudantes foram conduzidos ao laboratório de informática da escola e lá desenvolveram uma oficina utilizando o Stellarium e Google Earth, onde os próprios estudantes manusearam as ferramentas, guiados pela bolsista. Na oficina, os estudantes reproduziram a análise do tempo de nascer e pôr do Sol em diferentes cidades do estado de Pernambuco com latitudes semelhantes, para confirmar a rotação da Terra. Foi possível observar, por meio de questionários aplicados aos estudantes, que o projeto trouxe grandes benefícios para o ensino-aprendizagem da turma, pois a participação dos estudantes foi integral e efetiva, confirmando a importância da ludicidade e de tecnologias computacionais alinhadas à educação.

Palavras-chave


ensino de ciências; astronomia; geografia; stellarium; google earth

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio, Renata de Lima Nogueira, Eriverton da Silva Rodrigues

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.