Uso da gamificação e da experimentação para o ensino de funções inorgânicas a partir dos temas Alimentos e Medicamentos
Resumo
O ensino da disciplina de Química no ensino médio constantemente ocorre por meio de memorização de informações, nomes, regras e fórmulas, desta forma, dificulta o aprendizado dos alunos e causa desinteresse pelo estudo da Química. A gamificação utiliza elementos presentes em jogos para motivar os participantes para resolver tarefas. Neste sentido, o presente trabalho tem por finalidade alcançar uma aprendizagem significativa dos conteúdos de funções inorgânicas, através dos uso dos elementos da gamificação e da experimentação, apresentando a relação do conteúdo de funções inorgânicas com os temas geradores: Alimentos e Medicamentos. A pesquisa realizada é de natureza exploratória, do campo interventivo, e foi realizada por meio de intervenções nas aulas de Química, tendo como público-alvo 40 alunos do 2º ano do Ensino Médio da EREM Antônio Padilha, Petrolina-PE. As intervenções foram realizadas no formato híbrido por diferentes metodologias. Realizou-se as seguintes etapas: pré-teste, experimentação sobre condutividade elétrica, discussões acerca dos temas/conteúdos (funções inorgânicas x alimentos e medicamentos) e pós-teste. Além disto, foram aplicados como forma de avaliação, questionários pelo sítio Wordwall, exercícios e produção textual. Alguns questionamentos foram realizados no pré e pós-testes: 1) “Todas as substâncias azedas estimulam a secreção salivar, mesmo sem serem ingeridas. Esse é o principal motivo de se utilizar vinagre e limão na preparação de saladas, pois o aumento da secreção salivar facilita a ingestão. No vinagre e no limão aparecem substâncias pertencentes à função?”. Nesse questionamento, a função ácido obteve, respectivamente, 64% de acertos no pré-teste e 80% acertos no pós-teste e 2) “Para combater a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico, costuma-se ingerir um antiácido. Das substâncias abaixo, encontradas no cotidiano das pessoas, a mais indicada para combater a acidez é?”. Nesse questionamento, o leite de magnésia obteve, respectivamente, 64% de acertos no pré-teste e 70% de acertos no pós-teste. Foi perceptível que os alunos conseguiram aprender de forma mais dinâmica e contextualizada sobre a real importância da Química e a sua relação com o processo de digestão e os antiácidos, oportunizando construções de conceitos que auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave
Funções Inorgânicas; Elementos da Gamificação; Contextualização.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Cristiano Cavalcanti Cavalcanti Coelho, Victor Hugo de Almeida dos Anjos, Debora Santos Carvalho dos Anjos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.