Cinema científico: discutindo a ciência a partir de filmes e séries

Maysa Andrades Costa, Daniel Berg de Amorim, Bruno Gomes da Costa, Alerrandro Melo, Aureiza Cavalcante Varjão, Newton Pionorio

Resumo


O cinema vem atraindo cada vez mais espectadores e o uso disso para o ensino é bastante válido devido sua capacidade de difusão de ideias e conhecimentos nas mais diversas áreas do saber. O projeto Cinema Científico demonstrou teorias e fenômenos físicos através de filmes e séries, sendo feita sua apresentação no Auditório do IFSertãoPE – Campus Petrolina. Seguindo a apresentação, foi respondido um questionário para averiguação do conhecimento adquirido após a apresentação do filme. As respostas obtidas devem apresentar caráter satisfatório para a proposta do projeto. O projeto sofreu algumas dificuldades por conta de horário, mas obteve resultados esperados de uma maior divulgação de conhecimento científico através de filmes. O trabalho está sendo desenvolvido inicialmente com exibição dos filmes em sessões planejadas para as comunidades interna e externa, tendo ao final de cada exposição, realização de debates a fim de problematizar questões científicas.Deste modo, selecionamos obras fílmicas com um relevante apelo científico que proporcionem uma discussão crítica e reflexiva com o público. Tendo como objetivo levar para o publico interno e externo o debate da ciência aplicada nas sessões que estão sendo realizadas e orientadas por um Mediador especifico para cada filme com um tema da Ciência em questão. O repertório dos filmes selecionados obedecerão a critérios que valorizam o conhecimento e fenômenos científico. Com a divulgação do projeto, os participantes da comunidade interna e/ou externa poderão sugerir filmes com temáticas específicas. Deste modo as sessões estão sendo realizadas por método de palestra ministradas pelos colaboradores do projeto junto com convidados, e por etapa final das sessões, é disponibilizado um questionário de perguntas relacionadas ao filme passado. Espera-se que este projeto permita que o conhecimento científico ultrapasse a barreira da metodologia padrão, e envolva a comunidade como um todo. Acreditamos também no engajamento de professores e membros da comunidade externa a fim de se obter multiplicadores que darão continuidade à aplicação do cinema como metodologia de ensino.



Palavras-chave


cinema; científico; conhecimento

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Maysa Andrades Costa, Daniel Berg de Amorim, Bruno Gomes da Costa, Alerrandro Melo, Aureiza Cavalcante Varjão, Newton Pionorio

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.