Cigarrinhas-verdes associadas a videira na região semiárida
Resumo
As cigarrinhas-verdes são insetos pertencentes à família Cicadellidae (Hemiptera), polífagos e polivoltínicos, que se destacam em importância econômica, devido a sua ação toxicogênica decorrente do processo de alimentação. Em videira ocasiona o enfraquecimento da planta, redução do tamanho e do peso das bagas. Contudo, na região semiárida do Nordeste brasileiro, especificamente no Submédio do Vale do São Francisco, ainda são escassos os estudos sobre esta praga. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi realizar o levantamento populacional destes insetos em área comercial de uvas finas de mesa, em Petrolina-PE. Armadilhas adesivas amarelas, confeccionadas com EVA (10cm x 10cm), com cola entomológica, foram colocadas rente ao dossel da planta e 30 cm do solo, em uma área de videira, variedade BRS Vitória, durante dois ciclos de produção, totalizando 10 armadilhas para cada altura. As coletas foram quinzenais e mensais para o 1º e 2º ciclo de produção, respectivamente. A fenologia da cultura e a população de cigarrinhas também foram avaliadas. Os dados foram analisados pelo teste T e teste de Tukey a 5%. As alturas das armadilhas adesivas não apresentaram diferenças significativas em relação às cigarrinhas capturadas. As fases fenológicas de floração/chumbinho/pré-maturação/enchimento e coloração dos frutos apresentaram os maiores índices populacionais do inseto. Os resultados indicam que as armadilhas adesivas amarelas podem ser utilizadas no monitoramento de cigarrinha em videira.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Doyglas Rafael Sales Marques, Andrea Nunes Moreira De Carvalho, Eduarda Ellen Nunes Gonçalves Costa, Erick Matheus Ferreira dos Santos Costa, Jane Oliveira Perez
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.