Química no Ensino Médio: A Ciência Forense na Investigação Criminal.

Géssica Marcelle de Souza Silva, Kamilla Barreto Silveira, Lindabergue Thaís Lopes Ferreira, Josiane Ferreira da Silva, Amanda Rafaela Lopes, Narciso Joaquim de Lima

Resumo



Introdução: A química forense é um ramo da ciência que utiliza os conhecimentos químicos para auxiliar nas investigações criminais. Dentre as muitas inspeções realizadas por esse trabalho, há a identificação digital, pois devido a impressão digital encontrada na ponta dos dedos, padrão para cada pessoa, é possível identificar quem cometeu um crime. As duas formas mais utilizadas para revelar uma digital utilizam conceitos químicos, tanto pelos equipamentos ópticos quanto pelos reveladores químicos. Objetivos: Partindo do tema gerador Química nas Profissões, o presente projeto teve como objetivo utilizar o trabalho da ciência forense para contextualizar o ensino de química na turma do 2° ano da Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Afonso Ferraz – EREMDAF; na ministração dos conteúdos da disciplina de química: reações químicas e funções inorgânicas. Metodologia: Primeiro foi aplicado um questionário para sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, depois apresentado um vídeo e um experimento sobre o trabalho prático de identificação digital na perícia forense. Na sequência foi aplicado o Jogo da Velha tradicional, mas digital, e o aluno que fechasse o jogo era presenteado com um sorteio de perguntas sobre química forense e os conteúdos de química. Finalmente houve a aplicação de um questionário pós teste para o reconhecimento da aprendizagem. Resultados: A curiosidade dos discentes pelo trabalho forense, juntamente com a interação entre eles através do jogo lúdico, proporcionou uma aproximação significativa entre os discentes e entre eles e os conteúdos. A partir da execução do projeto houve um aumento do interesse dos alunos pelos conteúdos de química. Considerações Finais: A química é de grande importância nas investigações e em outras áreas do nosso cotidiano.  As atividades lúdicas no ensino proporcionam o desenvolvimento dos alunos, promove a reflexão, construção e aprendizagem, levando o estudante a entender com clareza os assuntos abordados.

Palavras-chave


Ensino de Química; Química Forense; Ludicidade.

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