Xampu: Um Cosmético para o Ensino de Química.

Támires Naiara Cassiano Torres, Kamilla Barreto Silveira, Girlene Lima de Souza, Francisco Woshington Alves de Souza, Elizangela da Silva Dias Souza

Resumo


Introdução: O uso de atividades diversificadas como práticas lúdicas e experimentos favorecem ao processo de ensino, permitindo ao aluno o protagonismo no seu processo de aprendizagem e consequentemente na construção, reflexão e acomodação do conhecimento. Objetivos: Norteado pelo tema gerador Química nos Cosméticos, o objetivo central do trabalho é demonstrar a Química presente no cotidiano dos discentes, familiarizando com suas realidades. Metodologia: O projeto foi aplicado na turma do 1º ano da EREM São Sebastião, em Ouricuri-PE. A primeira etapa consistiu na interação dos discentes sobre curiosidades do xampu. Na segunda etapa foi explanada a proposta do projeto, Xampu: Um Cosmético para o Ensino de Química. Na terceira etapa foi realizado um experimento para produção de xampu e a quarta etapa foi destinada às exibições dos vídeos curtos (Tik Tok) produzidos pelos alunos, sobre Química e depois aplicação de um questionário pelo Kahoot. Resultados: Durante a execução do projeto foi possível observar a importância do uso de práticas que ressaltem a autonomia dos estudantes. As sequencias de atividades dinâmicas e diversificadas revelaram o conhecimento prévio do aluno e multiplicaram conhecimento, através de falas, debates e experiências. Os questionários aplicados mostraram uma satisfatória identificação dos alunos com a disciplina. Considerações Finais: A execução do projeto nos trouxe uma evidente compreensão da grande importância das estratégias de ensino utilizadas para ensinar química, tais como jogos, experimentos e vídeos curtos, que facilitam a aprendizagem dos discentes e promovem a interação entre os envolvidos. Os métodos inovadores em sala de aula, de fato incentivam e facilitam a aproximação dos alunos com os conteúdos de química.

Palavras-chave


Ensino de Química; Cosméticos; Xampu.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Támires Naiara Cassiano Torres, Kamilla Barreto Silveira, Girlene Lima de Souza, Francisco Woshington Alves de Souza, Elizangela da Silva Dias Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.