Aborrecentes: Além Das Dificuldades, Vida!

Caline Bezerra Teles, Marhla Laiane De Brito Assunção, Grazzielli Brito Cardoso Da Silva

Resumo


Introdução: A prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) em adolescentes é uma preocupação crescente e representa morbidade psíquica de elevado ônus para saúde pública. O ambiente escolar é considerado um importante espaço para promover o bem-estar mental e emocional, bem como para identificar o risco ou problemas de saúde mental em adolescentes. Espaços abertos de discussão sobre os desafios da adolescência é uma possibilidade de redução de danos e favorece o processo de promoção de saúde. Objetivos: Objetivou-se construir espaços de diálogo entre adolescentes e profissionais com vistas à promoção da saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão “ABORRECENTES: além das dificuldades, VIDA!”, o projeto iniciou com a proposta de uma peça teatral e espaços de diálogo (mesas redondas, aqui nomeadas de interatividade aborrecente) entre adolescentes e profissionais das mais diversas áreas com temáticas voltadas ao desafio da adolescência. Realizou-se entre o mês de agosto e dezembro de 2020. O projeto foi construído para atender 4 escolas Estaduais de um Município pernambucano. Resultados: O projeto foi modificado para o formato virtual e atendendo a cerca de 272 adolescentes envolveu 06 especialistas. Foram realizadas reuniões entre a equipe multiprofissional e discentes, criação da rede social (instagram) onde eram postados conteúdos (30 postagens) voltados para o público adolescente, foram construídos 3 vídeos (1 com a peça teatral, um sobre suicídio e outro explicando o projeto), foram realizados 4 espaços de diálogo com participação do público alvo. Considerações Finais: Conclui-se que mesmo de forma virtual, espaços de construção de diálogo e informações com adolescentes são necessários para redução de danos e proporcionam saúde mental. As tecnologias podem ser utilizadas para promoção da saúde nos ambientes escolares. 


Palavras-chave


Saúde mental; adolescentes; saúde escolar; tecnologia educativa; promoção da saúde.

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